Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2650
Tipo: Dissertação
Data do documento: 30-Out-2010
Autor(es): DUARTE, Francisco Ednardo Barroso
Primeiro(a) Orientador(a): SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e
Título: Motivação e autonomia no ensino e aprendizagem da habilidade de escrita em inglês como língua estrangeira: os gêneros textuais do Orkut e as suas interfaces interacionais
Citar como: DUARTE, Francisco Ednardo Barroso. Motivação e autonomia no ensino e aprendizagem da habilidade de escrita em inglês como língua estrangeira: os gêneros textuais do Orkut e as suas interfaces interacionais. 2010. 124 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2010. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Resumo: No contexto educacional de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, seja ele na educação básica ou no nível superior, as atividades de escrita são geralmente negligenciadas em detrimento da grande atenção dada à habilidade de oral. Professores se queixam com frequência dos desafios e dificuldades que enfrentam para despertar em seus alunos o interesse em relação às atividades de escrita. Por outro lado, percebe-se que os alunos também reclamam do tratamento que é dado à escrita em sala de aula, mostrando-se desinteressados e desmotivados quando da produção dessas atividades. Diante disso, este trabalho tem o objetivo de discutir, refletir e analisar como essa habilidade vem sendo tratada ao longo dos anos e propõe a abordagem baseada em gêneros textuais com o intuito de motivar e fomentar a autonomia dos alunos de uma turma de graduação em Letras, habilitação em Língua Inglesa da Universidade Federal do Pará, no campus de Bragança, a partir do uso de gêneros virtuais dispostos no site de relacionamentos Orkut.
Abstract: In the educational context of teaching and learning of foreign languages, basic education or academic levels, writing activities are usually neglected at the expense of the great attention given to oral skills. Teachers often complain about difficulties and challenges they face to arouse students‟ interest related to writing activities. Moreover, we realize that students also complain about the treatment which is given to writing ability in the classroom, being uninterested and demotivated throughout the production of these activities. Therefore, this paper aims at discussing, reflecting and analyzing how this skill has been treated over the years and it proposes the genre-based approach in order to motivate and foster the autonomy of students majoring in Letras, English Language at the Universidade Federal do Pará, Campus Bragança. This approach is based on the use of e-genres in the social networking site Orkut.
Palavras-chave: Língua inglesa
Gênero textual
Ensino
Universidade Federal do Pará
Bragança - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_MotivacaoAutonomiaEnsino.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons