Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2650
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 30-Oct-2010 |
metadata.dc.creator: | DUARTE, Francisco Ednardo Barroso |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e |
Title: | Motivação e autonomia no ensino e aprendizagem da habilidade de escrita em inglês como língua estrangeira: os gêneros textuais do Orkut e as suas interfaces interacionais |
Citation: | DUARTE, Francisco Ednardo Barroso. Motivação e autonomia no ensino e aprendizagem da habilidade de escrita em inglês como língua estrangeira: os gêneros textuais do Orkut e as suas interfaces interacionais. 2010. 124 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2010. Programa de Pós-Graduação em Letras. |
metadata.dc.description.resumo: | No contexto educacional de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, seja ele na educação básica ou no nível superior, as atividades de escrita são geralmente negligenciadas em detrimento da grande atenção dada à habilidade de oral. Professores se queixam com frequência dos desafios e dificuldades que enfrentam para despertar em seus alunos o interesse em relação às atividades de escrita. Por outro lado, percebe-se que os alunos também reclamam do tratamento que é dado à escrita em sala de aula, mostrando-se desinteressados e desmotivados quando da produção dessas atividades. Diante disso, este trabalho tem o objetivo de discutir, refletir e analisar como essa habilidade vem sendo tratada ao longo dos anos e propõe a abordagem baseada em gêneros textuais com o intuito de motivar e fomentar a autonomia dos alunos de uma turma de graduação em Letras, habilitação em Língua Inglesa da Universidade Federal do Pará, no campus de Bragança, a partir do uso de gêneros virtuais dispostos no site de relacionamentos Orkut. |
Abstract: | In the educational context of teaching and learning of foreign languages, basic education or academic levels, writing activities are usually neglected at the expense of the great attention given to oral skills. Teachers often complain about difficulties and challenges they face to arouse students‟ interest related to writing activities. Moreover, we realize that students also complain about the treatment which is given to writing ability in the classroom, being uninterested and demotivated throughout the production of these activities. Therefore, this paper aims at discussing, reflecting and analyzing how this skill has been treated over the years and it proposes the genre-based approach in order to motivate and foster the autonomy of students majoring in Letras, English Language at the Universidade Federal do Pará, Campus Bragança. This approach is based on the use of e-genres in the social networking site Orkut. |
Keywords: | Língua inglesa Gênero textual Ensino Universidade Federal do Pará Bragança - PA Pará - Estado Amazônia brasileira |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras e Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_MotivacaoAutonomiaEnsino.pdf | 1,99 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License