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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2817
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 18-May-2011 |
metadata.dc.creator: | ARANHA, Otávio Luiz Pinheiro |
metadata.dc.contributor.advisor1: | ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da |
Title: | Currículos de formação de professores de educação física no estado do Pará: conteúdos curriculares, concepções pedagógicas e modelos de profissionalidade |
Citation: | ARANHA, Otávio Luiz Pinheiro. Currículos de formação de professores de educação física no estado do Pará: conteúdos curriculares, concepções pedagógicas e modelos de profissionalidade. 2011. 271 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2011. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
metadata.dc.description.resumo: | O estudo se insere no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará, na linha de “Currículo e Formação de Professores”, como parte das produções do grupo de pesquisa “Includere”. Tem como objeto de estudo as propostas curriculares adotadas pelos cursos de formação de professores de Educação Física do Estado do Pará, de 2000 a 2010. Possui o seguinte problema: que concepções de Educação Física e modelos de profissionalidade docentes orientam os currículos prescritos adotados pelos cursos de licenciatura em Educação Física do Estado do Pará? Fundamenta-se metodologicamente no materialismo histórico e dialético, na pesquisa do tipo qualitativa e documental. Realiza análise de conteúdo (TRIVIÑOS, 1987; FRANCO, 2008) dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de seis cursos de licenciatura em Educação Física do Estado do Pará. Discute questões teóricas e conceituais sobre currículo, seleção curricular, concepções pedagógicas da Educação Física, profissão, profissionalidade e proletarização docente ao longo das seções. Constata que as Diretrizes Curriculares acionais dos Cursos de Graduação em Educação Física (DCNEF) adotam a concepção pedagógica da Aptidão Física e o modelo de profissionalidade técnico-racionalizante. Nos seis currículos de Educação Física investigados, observa que as concepções pedagógicas predominante são a Saúde renovada e a Fenomenológica, com a presença da Desenvolvimentista, Competitivista e Crítico-Superadora, porém, estas se apresentam hibridizadas nos currículos. Identifica que o modelo de profissionalidade docente adotado nos cursos investigados é técnicoracionalizante, apesar do uso de terminologias progressistas e de contradições entre os textos dos PPP e a estrutura curricular. Conclui que os currículos investigados reproduzem as determinações gerais do capital no projeto de formação, porém que é possível resistir às normatizações oficiais, como demonstra o currículo do Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará, ainda que este se apresente com limitações em relação ao projeto formativo almejado. |
Abstract: | The study is part of the Graduate Program in Education at the Federal University of Pará, in the line of "Curriculum and Teacher Training" as part of the productions of the research group "Includere." Its object of study the curriculum adopted by the proposed training courses for teachers of Physical Education of the State of Pará, from 2000 to 2010. It has the following problem: what conceptions of physical education teachers and models of professionalism guide the curriculum adopted by the prescribed graduate courses in Physical Education of the State of Para? It is based methodologically on the historical and dialectical materialism, in the qualitative study and documentary. Performs content analysis (Trivino, 1987, France, 2008) of the Political Pedagogical Project (PPP) of six graduate courses in Physical Education of the State of Pará Discusses theoretical and conceptual questions about curriculum, selection of curricula, pedagogical concepts of Physical Education, profession, proletarianization and teacher professionalism throughout the sections. Notes that the National Curriculum Guidelines for Undergraduate Courses in Physical Education (DCNEF) adopt the pedagogical concept of physical fitness model of professionalism and technical and rationalizing. In the six curricula studied Physical Education, notes that the predominant pedagogical conceptions are renewed health and Phenomenology in the presence of Developmental, Competitive and Criticalovercome, however, if they have hybridized in the curriculum. Identifies the model adopted in the teaching profession courses investigated was the technical and rationalizing, despite the progressive use of terminology and contradictions between the texts and curriculum structure of the PPP. Investigation concluded that curricula reproduce the overall eterminations of capital formation in the project, but it is possible to resist the official norms, as evidenced by the curriculum of Physical Education Course at the University of Pará, although this presents with limitations on the formative project desired. |
Keywords: | Currículo Educação física Formação de professores de educação física Pará - Estado Amazônia brasileira |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências da Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED |
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