Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2844
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPRADO, Agenor Antonio-
dc.date.accessioned2012-06-05T16:24:52Z-
dc.date.available2012-06-05T16:24:52Z-
dc.date.issued2011-05-01-
dc.identifier.citationPRADO, Agenor Antonio. Proposta para minimizar penalidade do tráfego de melhor esforço (BE) em redes óticas passivas ethernet (EPON): análise através de modelo híbrido analítico/simulado. Orientador: Eduardo Coelho Cerqueira. 2011. 70 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2011. Disponível em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2844. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2844-
dc.description.abstractAn improvement in the scheduling strategy based on weights of classes of traffic (CoS) is proposed in this work so as not to penalize too much the best-effort (BE) class type. As support, a hybrid analytical/simulated model to analyze the performance of upstream flows in Ethernet Optical Passive Networks (EPON) based on frame’s total delay, was developed. The modeling was done using Stochastic Colored Petri Networks (SCPN), from where the average queue size is obtained. Then, this average is used to analytically obtain the total delay. Besides the growth of multimedia real-time applications, the traditional traffic in the Internet (as web browser, email and instant messengers) is still, alone, responsible for 18% of the total traffic (excluding P2P traffic). Adding the P2P applications load, which traffic is also not sensible to delay, a 58% of participation is reached (only P2P traffic was responsible for 40% of the total traffic flowing thru the Internet in the year of 2010). Also in traffic’s forecasts for 2014 the Best Effort (BE) traffic will be still responsible for 40% of the total load in IP networks in the world. This numbers shows that the cares with this kind of traffic cannot be put in low relevance while giving more resources to classes that requires more quality of services. Having the scheduling strategy called IPA(Interleaved Polling with Adapting Cycle Time) as a base, this work demonstrates, by the improvement proposed, that is possible to reach lowers delays in the best effort traffic, without making the upper priority classes reach delays over the parameters recommended for which one.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Samira Prince (prince@ufpa.br) on 2012-06-05T16:22:35Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_PropostaMinimizarPenalidade.pdf: 1676269 bytes, checksum: 9b4c221be145de9e5952de5ca8f2d702 (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Samira Prince(prince@ufpa.br) on 2012-06-05T16:24:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_PropostaMinimizarPenalidade.pdf: 1676269 bytes, checksum: 9b4c221be145de9e5952de5ca8f2d702 (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2012-06-05T16:24:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_PropostaMinimizarPenalidade.pdf: 1676269 bytes, checksum: 9b4c221be145de9e5952de5ca8f2d702 (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Previous issue date: 2011en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectRedes ópticas passivas ethernetpt_BR
dc.subjectRedes de Petript_BR
dc.subjectTráfego de melhor esforçopt_BR
dc.subjectClasse de serviçospt_BR
dc.subjectEthernet passive optical networksen
dc.subjectBest effort trafficen
dc.subjectClass of serviceen
dc.subjectPetri netsen
dc.subject-
dc.titleProposta para minimizar penalidade do tráfego de melhor esforço (BE) em redes óticas passivas ethernet (EPON): análise através de modelo híbrido analítico/simuladopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Tecnologia-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::TELECOMUNICACOES-
dc.contributor.advisor1CERQUEIRA, Eduardo Coelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1028151705135221-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2201415162285430-
dc.description.resumoNeste trabalho, propõe-se uma melhoria na estratégia de escalonamento baseada em pesos das classes de tráfego em redes óticas passivas Ethernet – EPON, de modo a não penalizar demasiadamente a classe tipo melhor esforço (BE). Como suporte, desenvolveu-se um modelo híbrido analítico/simulado para análise de desempenho do fluxo de subida, baseado no atraso total de quadros. A modelagem foi feita utilizando Redes de Petri Coloridas Estocásticas (Stochastic Colored Petri Nets - SCPN) da qual se obtém, por simulação, o tamanho médio da fila que posteriormente é usado para, analiticamente, obter-se o atraso total. Não obstante ao crescimento de aplicações multimídia em tempo real, no ano de 2010, o tráfego tradicional na Internet (navegação web, email, mensagens instantâneas) classificado como melhor esforço ainda foi responsável, sozinho (excluindo transferência de arquivos P2P), por valores em torno de 18% do tráfego na Internet. Somando-se a este percentual as aplicações P2P, que também não são essencialmente sensíveis ao atraso, têm-se uma participação de 58% (o tráfego P2P foi no ano de 2010 responsável por aproximadamente 40% do volume total de informações trafegadas na Internet). Mesmo em previsões feitas para o ano de 2014 o tráfego BE ainda representará aproximadamente 40% do volume total de dados a serem trafegados nas redes IPs mundiais. Estes números demonstram que a preocupação com este tipo de tráfego não pode ser relegada a uma importância secundária em detrimento às aplicações que exigem maior qualidade de serviço. Tomando como base o escalonamento IPACT (Interleaved Polling with Adapting Cycle Time) esta dissertação demonstra que é possível, através da melhoria proposta, obter atrasos menores no tráfego de melhor esforço, sem que as classes de tráfego prioritárias ultrapassem as especificações de atraso recomendadas para cada uma destas.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica-
Aparece nas coleções:Dissertações em Engenharia Elétrica (Mestrado) - PPGEE/ITEC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_PropostaMinimizarPenalidade.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons