Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3050
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 2006
metadata.dc.creator: PANTOJA, Vanda Maria Leite
metadata.dc.contributor.advisor1: MAUÉS, Raymundo Heraldo
Title: Negócios sagrados: reciprocidade e mercado no Círio de Nazaré
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citation: PANTOJA, Vanda. Negócios sagrados: reciprocidade e mercado no Círio de Nazaré. 2006. 135 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 20006. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho discute a organização de uma das maiores festas religiosas do Brasil: o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, Pará. Usando o Paradigma do Mercado Religioso e a Teoria da Dádiva, proponho avaliar a celebração, tomando como ponto de partida uma análise da Diretoria da Festa, que é a instituição que promove a celebração religiosa. O propósito desta avaliação é apontar a convergência entre as duas teorias. Ao longo do trabalho, discuto a gênese e a expansão da celebração, assim como a relação entre a Diretoria da Festa e os devotos de Nossa Senhora de Nazaré.
Abstract: This work discusses the organization of one of the larger saint’s Catholic feasts of Brazil: the Círio of Our Lady of Nazareth, in Belém, Pará. Using the Religious Market Paradigm and the Gift Theory, I propose to evaluate the celebration, taking as point of departure an analysis of the Diretoria da Festa, which is the institution that promotes the religious celebration. The purpose of this evaluation is to point out the convergence between the two theories. Throughout the work, I discuss the genesis and the expansion of the celebration, and the relation between the Diretoria da Festa and the devotees of Our Lady of Nazareth.
Keywords: Círio de Nazaré
Devoção
Organização
Mercado (Economia)
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Ciências Sociais (Mestrado) - PPGCS/IFCH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_NegociosSagradosReciprocidade.pdf1,12 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons