Questões acerca da percepção sonora de harmônicos: a função das variáveis sexo e aprendizagem

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009-03

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

ANTUNES, Deborah Christina; GOUVEIA JR, Amauri. Questões acerca da percepção sonora de harmônicos: a função das variáveis sexo e aprendizagem. Estudos de Psicologia (Campinas). Campinas, v. 26, n. 1, p. 57-64, jan./mar. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v26n1/a06v26n1.pdf>. Acesso em: 24 jan. 2013. <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2009000100006>.

DOI

Este trabalho objetivou verificar o desempenho de homens e mulheres em uma tarefa de discriminação perceptiva de sons e o efeito de aprendizagem anterior sobre esta discriminação. O experimento foi realizado com 17 homens e 17 mulheres, submetidos individualmente a uma sessão de coleta de dados composta de questionário padronizado e de teste de discriminação com vinte tentativas gravadas em um CD-ROM. A análise estatística dos dados indicou diferenças de desempenho entre pessoas com e sem experiência musical prévia [F(1,33)=14,69, p<0,001]. Embora não significativo, as mulheres apresentaram melhor desempenho no grupo sem experiência prévia, e no grupo com experiência, os homens apresentaram melhor desempenho. Os dados indicam que, embora haja diferenças sexuais na percepção sonora, a experiência parece ser o fator mais importante neste tipo de discriminação.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

ANTUNES, Deborah Christina; GOUVEIA JR, Amauri. Questões acerca da percepção sonora de harmônicos: a função das variáveis sexo e aprendizagem. Estudos de Psicologia (Campinas). Campinas, v. 26, n. 1, p. 57-64, jan./mar. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v26n1/a06v26n1.pdf>. Acesso em: 24 jan. 2013. <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2009000100006>.