SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

HTLV-I associated myelopathy in the northern region of Brazil (Belém-Pará): serological and clinical features of three cases

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-06-2002

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

ISHAK, Ricardo, et al. HTLV-I associated myelopathy in the northern region of Brazil (Belém-Pará): serological and clinical features of three cases. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Uberaba, v. 35, n. 3, p. 243-246, mai./jun. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsbmt/v35n3/a08v35n3.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2013. <http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822002000300008>.

DOI

Três pacientes (masculinos, negros, idades 37, 40 e 57) foram atendidos em uma clínica universitária com uma paraparesia progressiva de origem obscura. Um paciente que referiu a duração da doença por mais de 16 anos, mostrou hiporreflexia, sinal de Babinski bilateral, uma sensibilidade vibratória diminuída, disfunção urinária e dor lombar. Os outros dois pacientes (com um e seis anos de duração da doença) queixavam-se de fraqueza em uma das pernas, hiperreflexia e lombalgia. Sinal de Babinski e distúrbio urinário estavam também presentes no paciente com seis anos de doença. Amostras de sangue testadas por ELISA e Western blot foram positivos para HTLV-I. A análise familiar de um dos pacientes, mostrou um possível padrão de transmissão sexual e vertical do vírus. Ao nosso conhecimento, estes são os primeiros casos comprovados de uma provável associação entre o HTLV-I e PET/MAH em Belém, Pará, e enfatiza a necessidade de uma busca ativa de casos de doenças neurológicas associadas ao vírus na região.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Instituição

Sigla da Instituição

Instituto

Programa

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI