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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3631
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | OLIVEIRA, Damião Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-04T16:40:03Z | - |
dc.date.available | 2013-04-04T16:40:03Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-15 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Damião Bezerra. A formação do pesquisador na pós-graduação em educação na universidade moderna: valores epistemológicos e ético-políticos. 2013. 333 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto Ciências da Educação, Belém, 2013. Programa de Pós-graduação em Educação. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3631 | - |
dc.description.abstract | This work aims to comprehend the axiological referential of the Modern University and its consequences on the education process of the students in the Postgraduate Program in Education, (Portuguese: PPGED), on the Federal University of Pará, (Portuguese: UFPA). The research problem can be expressed by means of two questions: 1) Which epistemological, ethical and political values does UFPA incorporates on its ideal of formation? 2) With which values is the formation of PPGED researcher’s imbued? An epistemological approach was then used, substantiated on the hermeneutic-existential phenomenology and employing bibliographical data, semi-structured interview transcriptions and field notes as texts, in the organization of which content analysis techniques were utilized. Through this analysis it was concluded that the modern university has its origins rooted in the Illuminist philosophy, which despite considering the notion of research as its center, was truly based on the concept of Bildung (German word for “Formation”) and related to the neo-humanism. The university has to create researchers not limited to the stricto sensu, it must educate individuals who can think by their own means, autonomous, critic and rational, and in these values resides the essence of research. The following thesis could then be attested: “The epistemological, ethical and political references of the modern university, based on the notion of an autonomous, free, conscious and critical subjectivity maintains its institutional vigor in the constitution of the axiological referential concerning the process of education of UFPA students, specially PPGED students, despite being modalized and criticized, in a self-criticism oriented process, which is a constitutive part of the modern individual. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2013-04-04T13:16:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Tese_FormacaoPesquisadorPos.pdf: 1332443 bytes, checksum: c40c46603240e71fda9fcd1d9c983695 (MD5) | en |
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dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | - |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.subject | Pesquisador - formação | pt_BR |
dc.subject | Pós-graduação | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa científica | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.subject | Pará - Estado | pt_BR |
dc.subject | Amazônia brasileira | pt_BR |
dc.title | A formação do pesquisador na pós-graduação em educação na universidade moderna: valores epistemológicos e ético-políticos | pt_BR |
dc.type | Tese | - |
dc.publisher.country | Brasil | - |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Educação | - |
dc.publisher.initials | UFPA | - |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO | - |
dc.contributor.advisor1 | HAGE, Salomão Antonio Mufarrej | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1723722364556016 | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7717970084199162 | - |
dc.description.resumo | Objetivou-se compreender o horizonte axiológico da Universidade Moderna nas suas repercussões na formação do pesquisador em educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O Problema de pesquisa expressa-se em duas interrogações: 1) Quais valores epistemológicos e ético-políticos da Universidade Moderna a UFPA incorpora ao seu ideal formativo? 2) Que valores apresentam se na formação do pesquisador no PPGED? Partiu-se de uma abordagem epistemológica, fundamentada na fenomenologia hermenêutica-existencial, que tomou os dados bibliográficos, as transcrições de entrevistas semi-estruturadas e as notas de campo como textos, em cuja organização lançou-se mão de técnicas de análise de conteúdo. Constatou-se que a ideia de universidade moderna, teve a sua origem na filosofia iluminista, que apesar de consagrar a noção de pesquisa como o seu centro, assentava-se, na verdade, no conceito de formação (Bildung), com inspiração no neo-humanismo. Mais do que o pesquisador stricto sensu, a universidade deve formar o homem que pensa por conta própria, autônomo, crítico e racional e é nisso que se encontra a essência do pesquisar. Pôde-se confirmar a tese proposta de acordo com a qual “O referencial ético-político e epistemológico da universidade moderna, baseado na noção de subjetividade autônoma, livre, consciente e crítica, mantém o seu vigor institucional na constituição do horizonte axiológico da formação na UFPA e no PPGED, em particular, embora esses valores venham sendo modalizados e criticados, em um movimento de autocrítica que é parte constitutiva do sujeito moderno. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Appears in Collections: | Teses em Educação (Doutorado) - PPGED/ICED |
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