Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3716
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Jun-2011
metadata.dc.creator: MENANDRO, Paulo Rogério Meira
YAMAMOTO, Oswaldo Hajime
TOURINHO, Emmanuel Zagury
BASTOS, Antonio Virgílio Bittencourt
Title: Livros à mão cheia: o livro como veículo de produção acadêmica
Other Titles: Books as means of scientific publishing
Le livre comme modalité de production académique
El libro como medio de producción académica
Citation: MENANDRO, Paulo Rogério Meira, et al. Livros à mão cheia: o livro como veículo de produção acadêmica. Psicologia USP, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 367-386, abr./jun. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pusp/v22n2/v22n2a05.pdf>. Acesso em: 19 abr. 2013. <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65642011000200005>.
metadata.dc.description.resumo: O texto discute a importância do livro como modalidade de produção acadêmica. São apresentados argumentos em favor da visão de que periódicos e livros, em diversas áreas de conhecimento, constituem formas de veiculação de produção científica que se complementam no cumprimento de funções relevantes para o desenvolvimento da ciência e para a formação e atualização de profissionais. A metodologia adotada nos últimos anos para a avaliação dos livros produzidos no âmbito da pós-graduação em Psicologia é descrita e comentada.
Abstract: This essay discusses the importance of books as means of scientific publishing. Arguments are presented which favors the view that periodicals and books, in several areas of knowledge, constitute different modes for dissemination of academic findings, complementary in the fulfillment of relevant functions for the development of sciences and for both professional formation and development. The methodology adopted in recent years in Brazil for evaluation of books produced within Graduate programs in Psychology is described and commented.
metadata.dc.description.resume: Ce texte discute l'importance du livre comme modalité de production académique. Il présente des arguments en faveur de la perception des revues et des livres, dans divers domaines de connaissance, en tant que formes complémentaires de diffusion de la production scientifique qui accomplissent des fonctions importantes pour le développement de la science, pour la préparation et pour la formation continue de professionnels. La méthode adoptée, dans les dernières années, pour l'évaluation des livres produits dans le contexte de la Post-Graduation en Psychologie, est décrite et commentée.
metadata.dc.description.resumen: El texto analiza la importancia del libro como medio de producción académica. Se presentan argumentos a favor de la idea que los periódicos y libros, en diversas áreas del conocimiento, son medios complementarios de propagación de la producción científica con funciones relevantes para el desarrollo de la ciencia, la formación y actualización profesional. Se describe y comenta la metodología adoptada en los últimos años para la evaluación de los libros publicados en el contexto de posgrado en Psicología.
Keywords: Produção científica
Pós-graduação
Avaliação de livros
Psicologia
ISSN: 0103-6564
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Artigos Científicos - NTPC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_LivrosMaoCheia.pdf152,49 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons