Percepções de adolescentes acerca de seus encontros familiares

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009-03

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

LEMOS, Rosana Maria Freitas de; SANTOS, Lorena Ribeiro dos; PONTES, Fernando Augusto Ramos. Percepções de adolescentes acerca de seus encontros familiares. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 25, n. 1, p. 39-43, jan./mar. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v25n1/a05v25n1.pdf>. Acesso em: 09 maio 2013. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722009000100005>.

DOI

Este trabalho investigou de forma exploratória a percepção de adolescentes dos seus encontros familiares. Para tanto, utilizou-se uma metodologia qualitativa denominada grupo focal. Participaram da pesquisa 11 adolescentes, entre 12 e 15 anos, pertencentes a uma população de baixa renda da cidade de Belém. O ambiente selecionado foi uma creche pública. O procedimento da pesquisa foi dividido em cinco etapas: seleção dos participantes, apreciação do conselho de ética em pesquisa, obtenção do consentimento dos pais, realização da técnica do grupo focal e análise dos dados. Os resultados da pesquisa demonstraram que a união, o senso de pertencimento ao grupo familiar, o clima emocional de alegria, o compartilhamento de experiências, a troca emocional de sentimentos positivos e a ausência de conflitos contribuem para que os adolescentes percebam os encontros de família como uma experiência satisfatória.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

LEMOS, Rosana Maria Freitas de; SANTOS, Lorena Ribeiro dos; PONTES, Fernando Augusto Ramos. Percepções de adolescentes acerca de seus encontros familiares. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 25, n. 1, p. 39-43, jan./mar. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v25n1/a05v25n1.pdf>. Acesso em: 09 maio 2013. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722009000100005>.