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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3950
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Issue Date: | Mar-2010 |
metadata.dc.creator: | SAMPAIO, Maria Elizângela Carvalho ASSIS, Grauben José Alves de BAPTISTA, Marcelo Quintino Galvão |
Title: | Variáveis de procedimentos de ensino e de testes na construção de sentenças com compreensão |
Other Titles: | Teaching and testing procedural variables in the construction of sentences with comprehension |
Citation: | SAMPAIO, Maria Elizângela Carvalho, ASSIS, Grauben; BAPTISTA, Marcelo Quintino Galvão. Variáveis de procedimentos de ensino e de testes na construção de sentenças com compreensão. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 26, n. 1, p. 145-155, jan./mar.2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v26n1/a17v26n1.pdf>. Acesso em: 03 jun. 2013. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000100017>. |
metadata.dc.description.resumo: | O objetivo do estudo foi verificar o efeito de dois procedimentos de ensino sobre a composição e compreensão de sentenças em crianças. No Estudo 1, cinco crianças foram expostas ao ensino de relações condicionais, testes de equivalência, ensino por encadeamento de respostas, testes de produção de sentenças, testes de conectividade e testes de leitura com compreensão. No Estudo 2, quatro crianças foram expostas apenas ao ensino por encadeamento de respostas e testes subsequentes. Utilizou-se três conjuntos de estímulos: desenhos, palavras maiúsculas e minúsculas. Em ambos os estudos, todos os participantes construíram as novas sentença, mas a leitura com compreensão só foi observada no Estudo 1. Esses resultados demonstraram a emergência de novas sentenças. Conclui-se que os estímulos utilizados foram funcionalmente equivalentes. |
Abstract: | The objective of this study was to verify the effect of two teaching procedures for comprehension and composition of sentences with children. In the Study 1, five children were exposed to conditional relations training, equivalence tests, training through response chaining, sentences production tests, connectivity tests and reading with comprehension tests. In the Study 2, four children were exposed only to the training through response chaining and subsequent tests. Three sets of stimuli were used: drawings, upper case words and lower case words. In both studies, all participants produced the new sentences, but reading with comprehension was observed only in the Study 1. These results demonstrated the emergency of new sentences. It is concluded that the used stimuli were functionally equivalents. |
Keywords: | Ensino fundamental Crianças Composição de sentenças Compreensão de sentenças Equivalência de estímulos Leitura com compreensão Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira |
ISSN: | 1806-3446 0102-3772 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Artigos Científicos - NTPC |
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