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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSAMPAIO, Maria Elizângela Carvalho-
dc.creatorASSIS, Grauben José Alves de-
dc.creatorBAPTISTA, Marcelo Quintino Galvão-
dc.date.accessioned2013-06-03T15:58:05Z-
dc.date.available2013-06-03T15:58:05Z-
dc.date.issued2010-03-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Maria Elizângela Carvalho, ASSIS, Grauben; BAPTISTA, Marcelo Quintino Galvão. Variáveis de procedimentos de ensino e de testes na construção de sentenças com compreensão. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 26, n. 1, p. 145-155, jan./mar.2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v26n1/a17v26n1.pdf>. Acesso em: 03 jun. 2013. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000100017>.pt_BR
dc.identifier.issn1806-3446-
dc.identifier.issn0102-3772-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3950-
dc.description.abstractThe objective of this study was to verify the effect of two teaching procedures for comprehension and composition of sentences with children. In the Study 1, five children were exposed to conditional relations training, equivalence tests, training through response chaining, sentences production tests, connectivity tests and reading with comprehension tests. In the Study 2, four children were exposed only to the training through response chaining and subsequent tests. Three sets of stimuli were used: drawings, upper case words and lower case words. In both studies, all participants produced the new sentences, but reading with comprehension was observed only in the Study 1. These results demonstrated the emergency of new sentences. It is concluded that the used stimuli were functionally equivalents.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Samira Prince (prince@ufpa.br) on 2013-06-03T14:50:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23599 bytes, checksum: 9e2b7f6edbd693264102b96ece20428a (MD5) Artigo_VariaveisProcedimentosEnsino.pdf: 740037 bytes, checksum: 962e08550033bfeb127c7b562800220f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Rosa Silva(arosa@ufpa.br) on 2013-06-03T15:58:05Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23599 bytes, checksum: 9e2b7f6edbd693264102b96ece20428a (MD5) Artigo_VariaveisProcedimentosEnsino.pdf: 740037 bytes, checksum: 962e08550033bfeb127c7b562800220f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-06-03T15:58:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23599 bytes, checksum: 9e2b7f6edbd693264102b96ece20428a (MD5) Artigo_VariaveisProcedimentosEnsino.pdf: 740037 bytes, checksum: 962e08550033bfeb127c7b562800220f (MD5) Previous issue date: 2010-03en
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectComposição de sentençaspt_BR
dc.subjectCompreensão de sentençaspt_BR
dc.subjectEquivalência de estímulospt_BR
dc.subjectLeitura com compreensãopt_BR
dc.subjectBelém - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.subjectAmazônia brasileirapt_BR
dc.titleVariáveis de procedimentos de ensino e de testes na construção de sentenças com compreensãopt_BR
dc.title.alternativeTeaching and testing procedural variables in the construction of sentences with comprehensionpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoO objetivo do estudo foi verificar o efeito de dois procedimentos de ensino sobre a composição e compreensão de sentenças em crianças. No Estudo 1, cinco crianças foram expostas ao ensino de relações condicionais, testes de equivalência, ensino por encadeamento de respostas, testes de produção de sentenças, testes de conectividade e testes de leitura com compreensão. No Estudo 2, quatro crianças foram expostas apenas ao ensino por encadeamento de respostas e testes subsequentes. Utilizou-se três conjuntos de estímulos: desenhos, palavras maiúsculas e minúsculas. Em ambos os estudos, todos os participantes construíram as novas sentença, mas a leitura com compreensão só foi observada no Estudo 1. Esses resultados demonstraram a emergência de novas sentenças. Conclui-se que os estímulos utilizados foram funcionalmente equivalentes.pt_BR
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