Efeito de dois procedimentos de ensino sobre o comportamento de ordenar

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2005-12

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SOUZA, Jaci Augusta Neves de; ASSIS, Grauben José Alves de. Efeito de dois procedimentos de ensino sobre o comportamento de ordenar. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 3, p. 527-536, set./dez. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/v10n3/v10n3a20.pdf>. Acesso em: 05 jun. 2013. <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722005000300021>.

DOI

As relações entre estímulos podem ser documentadas por meio de testes comportamentais. O presente estudo teve por objetivo comparar o efeito de duas táticas de ensino sobre o comportamento de ordenar. Doze participantes portadores de necessidades educacionais especiais de ambos os sexos, distribuídos em dois grupos experimentais, foram expostos às duas táticas de ensino. O Grupo A iniciou pelo procedimento de ensino por encadeamento e os participantes do Grupo B pelo procedimento de justaposição. Testes comportamentais avaliaram a produção de seqüências de até cinco estímulos em ordem decrescente. A tarefa dos participantes era ordenar os estímulos. Nove participantes apresentaram desempenhos consistentes com a literatura nos testes, sugerindo a formação de classes ordinais. O ensino por encadeamento mostrou-se mais eficaz. A característica fundamental deste procedimento pode estar na exposição continuada dos estímulos nas tentativas de ensino. A justaposição de estímulos parece induzir a mais erros, provavelmente, pela supressão dos estímulos à medida que novos estímulos são adicionados.

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SOUZA, Jaci Augusta Neves de; ASSIS, Grauben José Alves de. Efeito de dois procedimentos de ensino sobre o comportamento de ordenar. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 3, p. 527-536, set./dez. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/v10n3/v10n3a20.pdf>. Acesso em: 05 jun. 2013. <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722005000300021>.