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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3976
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Issue Date: | Dec-2005 |
metadata.dc.creator: | SOUZA, Jaci Augusta Neves de ASSIS, Grauben José Alves de |
Title: | Efeito de dois procedimentos de ensino sobre o comportamento de ordenar |
Other Titles: | Effect of two teaching procedures on orderness |
Citation: | SOUZA, Jaci Augusta Neves de; ASSIS, Grauben José Alves de. Efeito de dois procedimentos de ensino sobre o comportamento de ordenar. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 3, p. 527-536, set./dez. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/v10n3/v10n3a20.pdf>. Acesso em: 05 jun. 2013. <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722005000300021>. |
metadata.dc.description.resumo: | As relações entre estímulos podem ser documentadas por meio de testes comportamentais. O presente estudo teve por objetivo comparar o efeito de duas táticas de ensino sobre o comportamento de ordenar. Doze participantes portadores de necessidades educacionais especiais de ambos os sexos, distribuídos em dois grupos experimentais, foram expostos às duas táticas de ensino. O Grupo A iniciou pelo procedimento de ensino por encadeamento e os participantes do Grupo B pelo procedimento de justaposição. Testes comportamentais avaliaram a produção de seqüências de até cinco estímulos em ordem decrescente. A tarefa dos participantes era ordenar os estímulos. Nove participantes apresentaram desempenhos consistentes com a literatura nos testes, sugerindo a formação de classes ordinais. O ensino por encadeamento mostrou-se mais eficaz. A característica fundamental deste procedimento pode estar na exposição continuada dos estímulos nas tentativas de ensino. A justaposição de estímulos parece induzir a mais erros, provavelmente, pela supressão dos estímulos à medida que novos estímulos são adicionados. |
Abstract: | The relationships between the stimuli can be documented by behavioral tests. The objective of the present study was to compare effects of two distinct teaching methods in the formation of ordinal classes. The participants were twelve students with special educational needs, of both sexes, divided in two experimental groups. The participants of Group A began with the chaining method and the participants of Group B with overlapping method. Behavioral tests evaluate the production of sequences of five stimuli. The required response was to select stimuli to form three sequences in decreasing order. Nine participants performed consistently in the tests suggesting formation of the ordinal classes. The chaining method showed effectiveness. The fundamental characteristic can be attributed to continued exposure to stimuli in teaching. The overlapping two stimuli appear to induce to more errors, probably to the suppression of stimuli while new stimuli are being added in the setting. |
Keywords: | Educação especial Estímulo/resposta Ensino por encadeamento Ensino por procedimento de justaposição Classe ordinal |
ISSN: | 1413-7372 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Artigos Científicos - NTPC |
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