Discriminações condicionais sem conseqüências diferenciais em crianças: efeitos da história de treino precoce de simetria

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2001-06

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ÁLVARES, Sandra Maria Miranda, et al. Discriminações condicionais sem consequências diferenciais em crianças: efeitos da história de treino precoce de simetria. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 6, n. 1, p. 07-20, jan./jun. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v6n1/5328.pdf>. Acesso em: 05 jun. 2013. <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2001000100002>.

DOI

O presente estudo avaliou a formação de classes de estímulos através de um treino de duas discriminações condicionais (AB e AC) com pareamento consistente modelo-comparação correta, sem conseqüências diferenciais imediatas e fading, aplicando-se testes de simetria e de equivalência após cada bloco de treino. Participaram quatro crianças do pré-escolar que foram expostas ao procedimento de ensino, em duas etapas: na Etapa 1, com estímulos usuais e na Etapa 2 com estímulos não usuais Para cada modelo, três estímulos de comparação foram apresentados simultaneamente. Cada modelo foi emparelhado consistentemente, com os estímulos de comparação, sendo que o estímulo de comparação correto e o modelo apareceram em fading ao longo do treino. Relações simétricas foram demonstradas com dois participantes na Etapa 1, mas não ocorreram relações emergentes na Etapa 2. Dois participantes transferiram o desempenho obtido de uma etapa para outra com o treino discriminativo, como uma espécie de learning set arbitrário. Os resultados indicam que a sequência de treino com estímulos usuais e não usuais e a natureza dos estímulos na Etapa 1 foram variáveis relevantes.

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ÁLVARES, Sandra Maria Miranda, et al. Discriminações condicionais sem consequências diferenciais em crianças: efeitos da história de treino precoce de simetria. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 6, n. 1, p. 07-20, jan./jun. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v6n1/5328.pdf>. Acesso em: 05 jun. 2013. <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2001000100002>.