Treino sem consequências diferenciais: importância conceitual, metodológica e algumas implicações educacionais

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2002-08

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BAPTISTA, Marcelo Quintino Galvão; ASSIS, Grauben José Alves de. Treino sem consequências diferenciais: importância conceitual, metodológica e algumas implicações educacionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 18, n. 2, p. 149-160, maio/ago. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v18n2/a05v18n2.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2011. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722002000200005>.

DOI

Neste trabalho, retomamos os principais estudos sobre o treino de discriminações condicionais sem conseqüências diferenciais implementados em nosso laboratório com humanos desprovidos de história prévia de participação como sujeitos. Buscamos descrever os procedimentos utilizados e discutimos os resultados em torno de aspectos conceituais e metodológicos a respeito dos quais os estudos podem ser inter-relacionados - a questão do reforço (a temporalidade com que este segue o desempenho, enquanto uma característica envolvida em sua definição) e fontes alternativas de controle (o pareamento Modelo-Sc e Modelo-Si, bem como a reexposição às tentativas de treino). Finalmente, relacionamos o procedimento geral dos estudos com a postura do professor em sala de aula e sugerimos algumas implicações educacionais dele decorrentes, como podendo estar envolvidas na programação e implementação do ensino.

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BAPTISTA, Marcelo Quintino Galvão; ASSIS, Grauben José Alves de. Treino sem consequências diferenciais: importância conceitual, metodológica e algumas implicações educacionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 18, n. 2, p. 149-160, maio/ago. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v18n2/a05v18n2.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2011. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722002000200005>.