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dc.creatorDIAS, Robert Madeiro-
dc.date.accessioned2013-10-17T14:13:54Z-
dc.date.available2013-10-17T14:13:54Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationDIAS, Robert Madeiro. Em águas e lendas da Amazônia: os outros brasis de Waldemar Henrique e Mário de Andrade (1922-1937). 2009. 111 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2009. Programa de Pós-Graduação em História.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4388-
dc.description.abstractMário de Andrade and Waldemar Henrique are conceptualized Brazilian artists. The first one as intellectual of renowned importance inside the modernist movement, of the agitated Week of 1922 at the countless inquiries and studies on music and folklore. He was an intellectual forming of an intelligence of the national thought. Waldemar Henrique was the author of a gigantic musical work, his first compositions raise it ―Olhos verdes‖, of 1922, in the Rio receiving the denomination of ―Valsinha do Marajó‖ and ―Minha Terra‖, of 1923. In the decade of thirty his work was enlarged thematically stretching out to causes of black folklore, to dramatic regional dances, to songs and legends of the Amazon region. His studies of the music flowed together with the folklore, and his name constantly is remembered by the association that lasts a long time between his artistic work and the Amazon region. This study is based on the ―notion of experience‖ of the Amazon region on these two intellectuals, at a moment of his works in which this place flows together for the set of legends that gives support and builds the narrative of Macunaíma in Mário de Andrade and for the musical series inspired in the legendary Amazonian universe of Waldemar Henrique. When it was born and created in these bushes and rivers, and in the city of Belém, the other, an inveterate traveler to know new things and to realize, how it affirms ―other Brazil‘s‖. Similarities and differences of his approaches move us to conclusions on the Amazon region itself.pt_BR
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dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectHistória socialpt_BR
dc.subjectHistória - Séc. XXpt_BR
dc.subjectModernismopt_BR
dc.subjectAndrade, Mário de, 1893-1945pt_BR
dc.subjectHenrique, Waldemar, 1905-1995pt_BR
dc.subjectAmazônia brasileirapt_BR
dc.titleEm águas e lendas da Amazônia: os outros brasis de Waldemar Henrique e Mário de Andrade (1922-1937)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICA-
dc.contributor.advisor1FIGUEIREDO, Aldrin Moura de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4671233730699231-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7977990031917663-
dc.description.resumoMário de Andrade e Waldemar Henrique são conceituados artistas brasileiros. O primeiro como intelectual de renomada importância dentro do movimento modernista, da agitada Semana de 1922 às inúmeras pesquisas e estudos sobre música e folclore. Foi um intelectual formador de uma inteligência do pensamento nacional. Waldemar Henrique foi o autor de uma gigantesca obra musical, suas primeiras composições remontam a ―Olhos verdes‖, de 1922, no Rio de Janeiro recebendo a denominação de ―Valsinha do Marajó‖, e ―Minha Terra‖, de 1923. Na década de trinta o seu trabalho ampliou-se tematicamente estendendo-se a motivos de folclore negro, a danças dramáticas regionais, a canções e lendas da Amazônia. Seus estudos de música assim confluíram com o folclore e seu nome constantemente é lembrado pela associação que perdura entre seu trabalho artístico e a Amazônia. Este estudo fundamenta-se na ―noção de experiência‖ da Amazônia, nestes dois intelectuais, em um momento de suas obras em que este lugar conflui pelo conjunto de lendas que dá suporte e constrói a narrativa de Macunaíma, em Mário de Andrade, e pela série musical inspirada no universo lendário amazônico de Waldemar Henrique. Um, nascido e criado nesses matos e rios, nos dá conta de um olhar nativo, o outro, um viajante a conhecer coisas novas e a perceber, como afirma, ―outros brasis‖. Semelhanças e diferenças de suas abordagens movem-nos a conclusões sobre a própria Amazônia.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em História-
Aparece nas coleções:Dissertações em História (Mestrado) - PPHIST/IFCH

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