Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4474
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDOMINGUES, Mauro Roberto de Souza-
dc.date.accessioned2013-11-25T15:05:48Z-
dc.date.available2013-11-25T15:05:48Z-
dc.date.issued2013-06-28-
dc.identifier.citationDOMINGUES, Mauro Roberto de Souza. As implicações da Prova Brasil na política de formação dos professores da SEMEC entre os anos de 2005 a 2011. 2013. 144 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Educação.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4474-
dc.description.abstractThis research investigated the implications of Test in Brazil training policy for teachers of the Municipal Education Belém - Pará, so our object of study focused on the evaluation policy called external Tasting Brazil and in the area of teacher training. We aimed to identify the context of the emergence of this policy external evaluation of basic education, as well as to analyze the relationship of Test Brazil with the policy of this Department teacher training and check the pedagogical guidelines that have been worked with these professionals. The methodology we use to build the walk of the study was supported by the literature search and the content analysis of documents. These analyzes also allowed us to identify the various implications of this model of external evaluation of basic education. These implications are related to competitiveness between schools and teachers, with the creation of learning standards focusing on some areas of knowledge, with the limitation of school curricula and training of teachers, among others. These analyzes allowed us to understand the relationship of Test Brazil with the policy of teacher of the Municipal Education Bethlehem With this, we can see that the pedagogical guidelines that have been worked with teachers working in series evaluated by Test Brazil were strengthened through teacher training program called mathematical literacy reading and writing, which are fully adapted to the guidelines, the topics, the themes and descriptors that policy evaluation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2013-11-20T18:48:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_ImplicacoesProvaBrasil.pdf: 1598876 bytes, checksum: 424a112033efe9ba7bbb8c011f5e5483 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Rosa Silva(arosa@ufpa.br) on 2013-11-25T15:05:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_ImplicacoesProvaBrasil.pdf: 1598876 bytes, checksum: 424a112033efe9ba7bbb8c011f5e5483 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-11-25T15:05:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_ImplicacoesProvaBrasil.pdf: 1598876 bytes, checksum: 424a112033efe9ba7bbb8c011f5e5483 (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAvaliação externapt_BR
dc.subjectProva Brasilpt_BR
dc.subjectSecretaria Municipal de Educação de Belémpt_BR
dc.subjectBelém - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.subjectAmazônia brasileirapt_BR
dc.titleAs implicações da Prova Brasil na política de formação dos professores da SEMEC entre os anos de 2005 a 2011pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educação-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS-
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Ney Cristina Monteiro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4355112931326342-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6846455691806985-
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou as implicações da Prova Brasil na política de formação dos professores da Secretaria Municipal de Educação de Belém – Pará, portanto nosso objeto de estudo se concentrou na política de avaliação externa chamada de Prova Brasil e na área da formação de professores. Objetivamos identificar o contexto do surgimento dessa política de avaliação externa da educação básica, assim como analisar a relação da Prova Brasil com a política de formação de professores desta Secretaria e verificar as orientações pedagógicas que foram trabalhadas com esses profissionais. A metodologia que utilizamos para construir a caminhada do estudo foi respaldada pela pesquisa bibliográfica e pela análise de conteúdo de documentos. Essas análises nos permitiram identificar também as diversas implicações decorrentes desse modelo de avaliação externa da educação básica. Tais implicações estão relacionadas com a competitividade entre escolas e professores, com a criação de padrões de aprendizagem com foco em algumas áreas do conhecimento, com a limitação dos currículos escolares e das formações dos professores, dentre outros. Essas análises nos permitiram entender a relação da Prova Brasil com a política de formação de professores da Secretaria Municipal de Educação de Belém. Com isso, conseguimos verificar que as orientações pedagógicas que foram trabalhadas com os professores que atuam nas séries avaliadas pela Prova Brasil se fortaleceram por meio do programa de formação de professores chamado de alfabetização matemática leitura e escrita, que se adequou totalmente às diretrizes, aos tópicos, aos temas e aos descritores dessa política de avaliação.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Appears in Collections:Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_ImplicacoesProvaBrasil.pdf1,56 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons