Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4526
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCAVALCANTE, Lília Iêda Chaves-
dc.creatorCORRÊA, Laiane da Silva-
dc.date.accessioned2013-12-11T17:04:45Z-
dc.date.available2013-12-11T17:04:45Z-
dc.date.issued2012-08-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Lília Iêda Chaves; CORREA, Laiane da Silva. Perfil e trajetória de educadores em instituição de acolhimento infantil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 146, p. 494-517, ago. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v42n146/10.pdf>. Acesso em: 11 dez. 2013. <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742012000200010>.pt_BR
dc.identifier.issn0100-1574-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4526-
dc.description.abstractThis study identified aspects of personal professional and institutional background, of shelter educators, as well as their perception and satisfaction with the activities conducted in one institution of this kind. We interviewed 102 teachers working in a child under the Metropolitan Region of Belém, whose profiles show that all respondents were young female, at most with 35 years old having children, who had completed or were attending an undergraduate course. The overall results show that despite the high level of education, the educators felt unprepared to deal with shettered children, what lead to the exclusion of care from Education. We need new strategies for in-service training should be designed in order to meet the demands placed by the technical guidelines for services for handicapped children, adopted in 2009.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Samira Prince (prince@ufpa.br) on 2013-12-11T15:01:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Artigo_PerfilTrajetoriaEducadores.pdf: 117334 bytes, checksum: 09885d9f32f8322c0d68f78d803fac21 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Rosa Silva(arosa@ufpa.br) on 2013-12-11T17:04:45Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Artigo_PerfilTrajetoriaEducadores.pdf: 117334 bytes, checksum: 09885d9f32f8322c0d68f78d803fac21 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-12-11T17:04:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Artigo_PerfilTrajetoriaEducadores.pdf: 117334 bytes, checksum: 09885d9f32f8322c0d68f78d803fac21 (MD5) Previous issue date: 2012-08en
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectCuidado da criançapt_BR
dc.subjectPerfil profissionalpt_BR
dc.subjectEducadoras de abrigopt_BR
dc.subjectRegião Metropolitana de Belémpt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.subjectAmazônia brasileirapt_BR
dc.titlePerfil e trajetória de educadores em instituição de acolhimento infantilpt_BR
dc.title.alternativeProfile and trajectory of shelter educators workpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoEste estudo identificou aspectos da trajetória pessoal, profissional e institucional de educadores de abrigo, assim como sua percepção e satisfação com as atividades realizadas em uma instituição de acolhimento. Foram entrevistados 102 educadores que trabalhavam em um abrigo infantil da Região Metropolitana de Belém. O perfil traçado mostra que todos os entrevistados pertencem ao sexo feminino, sendo a maioria ainda jovem, com no máximo 35 anos, com filhos, já tendo concluído ou ainda frequentando um curso de graduação. O conjunto dos resultados demonstra que, apesar do grau de escolaridade elevado, esses educadores sentiam-se pouco preparados para lidar com crianças em acolhimento institucional e excluíam do educar o ato de cuidar. É preciso que novas estratégias de capacitação em serviço sejam pensadas, no sentido de atender às exigências colocadas pelas orientações técnicas para serviços de acolhimento de crianças e adolescentes, aprovadas em 2009.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - NTPC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_PerfilTrajetoriaEducadores.pdf114,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons