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dc.creatorSILVA, Marley Antonia Silva da-
dc.date.accessioned2014-01-13T14:04:49Z-
dc.date.available2014-01-13T14:04:49Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSILVA, Marley Antonia Silva da. A extinção da companhia de comércio e o tráfico de africanos para o estado do Grão Pará e Rio Negro (1777 – 1815). 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2012. Programa de Pós-Graduação em História.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4586-
dc.description.abstractOur purpose was to study the trafficking of Africans to the State of the Grand-Pará and Rio Negro in the period 1777 to 1815. To achieve our objectives, we use the information contained in the database of the Transatlantic Slave Trade (BDCTE), the documentation compiled by Public Archives of Para Anaíza Vergolino Figueiredo and Napoleon in the book “A presença Africana na Amazônia Colonial: uma notícia histórica”, crossed with the documentation of Project Rescue - AHU also consult the bibliography. In the first chapter we developed an appreciation of historiography to dentify the same perception about the trafficking of Africans to the Grand-Pará, with questioning and articulating the main arguments on the issue, moreover, identified the production and the prospects of historiography that treats on trafficking in the state of Maranhão. Then we try to point out the factors which enabled the continuation of trade in slaves from Africa, being phased out commercial monopoly. We discuss some aspects of political and economic state experienced by the Grand Para. In this scenario it was possible to identify the impacts of the end of the exclusive trade, through the reactions of residents and administrators of Grand Para, expressed in the speeches made by them. At the end we pause to identify and dynamic organization of the traffic, the quantitative aspects of it. Furthermore, we observed that very little was said by the historiography on those responsible for this trade to continue after CCGPM therefore identify who the "businessmen" who financed the trade to the state in question, highlighting the participation of residents Grand Para, as custeadores this trade.pt_BR
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dc.description.sponsorshipFAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectHistória socialpt_BR
dc.subjectHistória - Séc. XVIIIpt_BR
dc.subjectEscravidãopt_BR
dc.subjectTráfico de escravospt_BR
dc.subjectNegro (Raça)pt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.subjectMaranhão - Estadopt_BR
dc.subjectAmazônia brasileirapt_BR
dc.titleA extinção da companhia de comércio e o tráfico de africanos para o estado do Grão Pará e Rio Negro (1777 – 1815)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL-
dc.contributor.advisor1LAHON, Didier André Roger-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1360485249187891-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5606035817544471-
dc.description.resumoNosso propósito foi estudar o tráfico de africanos para o Estado do Grão-Pará e Rio Negro no período de 1777 a 1815. Para alcançar nosso intento, utilizamos as informações contidas na Base de Dados do Comércio Transatlântico de Escravos (BDCTE), a documentação compilada do Arquivo Público do Pará por Anaíza Vergolino e Napoleão Figueiredo no livro “A presença Africana na Amazônia Colonial: uma notícia histórica”, cruzamos com os documentação do Projeto Resgate – AHU, além disso, consultamos a bibliografia. No primeiro capítulo elaboramos uma apreciação da historiografia para identificar a percepção da mesma acerca do tráfico de africanos para o Grão-Pará, apresentando, questionando e articulando os principais argumentos sobre a questão, além disso, identificamos a produção e as perspectivas da historiografia que trata sobre o tráfico no Estado do Maranhão. Em seguida buscamos apontar os elementos que permitiram a continuidade do comércio de cativos oriundos da África, estando extinto o monopólio comercial. Abordamos alguns aspectos políticos e econômicos experimentados pelo Estado do Grão-Pará. Neste cenário foi possível identificar os impactos do fim do exclusivo comercial, por meio das reações de moradores e administradores do Grão-Pará, expresso nos discursos produzidos pelos mesmos. No final nos detemos em identificar dinâmica e organização do tráfico, os aspectos quantitativos do mesmo. Além disso, observamos que pouquíssimo foi dito pela historiografia sobre os responsáveis em dar continuidade neste comércio após a CCGPM, por isso identificamos quem eram os “homens de negócio”, quem financiava o tráfico para o estado em questão, ressaltando a participação dos moradores do Grão- Pará, como custeadores deste comércio.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em História-
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