Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4660
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGAYA, Karina Figueiredo-
dc.date.accessioned2014-01-27T13:48:37Z-
dc.date.available2014-01-27T13:48:37Z-
dc.date.issued2010-12-06-
dc.identifier.citationGAYA, Karina Figueiredo. Atividades de compreensão oral como insumo para a produção oral/escrita em Português língua estrangeira: preparação para o exame CELPE-BRAS. 2010. 147 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2010. Programa de Pós-Graduação em Letras.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4660-
dc.description.abstractThe Portuguese as a Foreign Language (PFL) teaching has presented a significant growth in Brazil and worldwide. International agreements, both academically and commercially, have brought the Portuguese language into the spotlight. Motivated by this new scenario, many foreign professionals and students have looked for PFL courses. Some of these learners will be submitted to the CELPE-Bras exam - initiative of the Brazilian Ministry of Education to consolidate the education of PFL in the world. The educators who prepare foreign candidates to this exam have faced difficulties to find materials that make their pupils’ development of listening skills possible. In this work, we aim at showing a way to the teaching-learning of the listening in PFL, utilizing text genres as input. Towards this end, we searched theoretical support based on the Socio-Discursive Interactionism (Genre Theory and model of Didactic Sequence) and tried to get the Communicative Approach closer to the Genre Approach in the Foreign Language teaching. Using these theoretical assumptions, we proposed various Didactic Sequences for the teachinglearning of listening in PFL, elaborated and applied listening tasks. We described and analyzed these tasks and tried to show to what extent the PFL teaching-learning, using text genres as input and applied to the Communicative Approach, can facilitate the development of the listening skills of foreign pupils and candidates to the CELPE-Bras exam.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2014-01-23T16:24:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_AtividadesCompreensaoOral.pdf: 683717 bytes, checksum: 2127678c19398d97fc5f01981c863c23 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Rosa Silva(arosa@ufpa.br) on 2014-01-27T13:48:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_AtividadesCompreensaoOral.pdf: 683717 bytes, checksum: 2127678c19398d97fc5f01981c863c23 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-01-27T13:48:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_AtividadesCompreensaoOral.pdf: 683717 bytes, checksum: 2127678c19398d97fc5f01981c863c23 (MD5) Previous issue date: 2010en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectInterlíngua (Aprendizagem de línguas)pt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectCompetência comunicativapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectBrasil - Paíspt_BR
dc.titleAtividades de compreensão oral como insumo para a produção oral/escrita em Português língua estrangeira: preparação para o exame CELPE-BRASpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicação-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
dc.contributor.advisor1CUNHA, José Carlos Chaves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3117544056791050-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1759879937674778-
dc.description.resumoO ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) tem apresentado um crescimento significativo no Brasil e mundo. Acordos internacionais, de caráter tanto acadêmico quanto comercial, colocam a língua Portuguesa em evidência. Motivados por esse novo cenário, muitos profissionais e estudantes estrangeiros têm procurado por cursos de PLE. Alguns desses se submeterão ao exame CELPE-Bras – iniciativa do Ministério da Educação do Brasil para consolidar o ensino de PLE no mundo. Os professores que atuam na preparação de candidatos estrangeiros a esse exame se deparam com dificuldades para encontrar materiais possibilitem o desenvolvimento da compreensão oral de seus alunos. Neste trabalho procuramos apontar um caminho para o ensino-aprendizagem da compreensão oral em PLE partindo dos gêneros textuais orais como insumo. Para tanto, buscamos suporte teórico fundamentado no Interacionismo sociodiscursivo (Teoria dos Gêneros e modelo de Sequência Didática) e tentamos aproximar a Abordagem Comunicativa da Abordagem por Gêneros no ensino de Língua Estrangeira. Partindo desses pressupostos teóricos propomos várias Sequências Didáticas para o ensinoaprendizagem da compreensão oral em PLE, elaboramos e aplicamos atividades de compreensão oral. Descrevemos e analisamos tais atividades e tentamos mostrar em que medida o ensino-aprendizagem de PLE utilizando o gênero textual como insumo e aplicado a luz da abordagem comunicativa pode facilitar o desenvolvimento da compreensão oral de alunos estrangeiros candidatos ao exame CELPE-Bras.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras-
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_AtividadesCompreensaoOral.pdf667,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons