Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4802
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Ivana de Oliveira Gomes e-
dc.date.accessioned2014-03-10T14:51:41Z-
dc.date.available2014-03-10T14:51:41Z-
dc.date.issued2009-11-06-
dc.identifier.citationSILVA, Ivana de Oliveira Gomes e. De Awaete a Asurini: histórias do contato (1971-1991). 2009. 127 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2009. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4802-
dc.description.abstractThe history of contact between indigenous people and national society shows the totalitarian practices undertaken since the sixteenth century in Brazil. The interethnic contact undertaken by the Brazilian State toward the people Awaete/Asurini do Xingu was made in a context that prioritized the occupation and economic exploitation of the region of the Middle Xingu through major projects, during the period of military dictatorship in the country. The contact was a way to control indigenous peoples through the actions of the state. The stories of contact are analyzed from the theoretical reference of Structural Anthropology and Analysis of Speech and reveal the persistence of colonialism between the years 1971 and 1991, after the advent of the Citizen Constitution (1988), which formally recognizes the rights and autonomy of indigenous people in Brazil. The practice of ethnocentrism as a radical negation of alterity remains until the present, even within the discourse of multiculturalism.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cleide Dantas (cleidedantas@ufpa.br) on 2014-03-10T12:19:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_AwaeteAsuriniHistorias.pdf: 1688068 bytes, checksum: f683bed96baa9081536c5287c1064c0d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2014-03-10T14:51:41Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_AwaeteAsuriniHistorias.pdf: 1688068 bytes, checksum: f683bed96baa9081536c5287c1064c0d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-03-10T14:51:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_AwaeteAsuriniHistorias.pdf: 1688068 bytes, checksum: f683bed96baa9081536c5287c1064c0d (MD5) Previous issue date: 2009en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectAltamira - PA-
dc.subjectPará - Estado-
dc.subjectAmazônia brasileira-
dc.subjectEtnocentrismopt_BR
dc.subjectÍndios da América do Sulpt_BR
dc.subjectAsurini do Xingupt_BR
dc.subjectÍndiopt_BR
dc.titleDe Awaete a Asurini: histórias do contato (1971-1991)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA-
dc.contributor.advisor1MAUÉS, Raymundo Heraldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0915136632611666-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3583569831062339-
dc.description.resumoAs histórias do contato entre os povos indígenas e a sociedade nacional revelam as práticas totalitárias em curso desde o século XVI no Brasil. O contato interétnico empreendido pelo Estado brasileiro em direção ao povo Awaete/Asurini do Xingu se deu em um contexto que priorizava a ocupação e a exploração econômica da região do Médio Xingu por meio de grandes projetos, arquitetados durante o período da ditadura militar no país. O contato representava uma forma de controlar os povos indígenas por meio das ações do Estado. As histórias do contato são analisadas a partir do referencial teórico da Antropologia Estrutural e da Análise do Discurso e revela a persistência do colonialismo entre os anos de 1971 e 1991, após o advento da Constituição cidadã de 1988, que formalmente reconhece os direitos e a autonomia dos povos indígenas no Brasil. As práticas de etnocentrismo como negação radical da alteridade permanecem na atualidade, inclusive no interior dos discursos de multiculturalismo.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais-
Aparece nas coleções:Dissertações em Ciências Sociais (Mestrado) - PPGCS/IFCH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_AwaeteAsuriniHistorias.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons