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metadata.dc.type: Tese
Issue Date: 2010
metadata.dc.creator: COSTA, Alda Cristina Silva da
metadata.dc.contributor.advisor1: BARP, Wilson José
Title: O embate entre o visível e o invisível: a construção social da violência no jornalismo e na política
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citation: COSTA, Alda Cristina Silva da. O embate entre o visível e o invisível: a construção social da violência no jornalismo e na política. 2010. 349 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2010. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa objetiva analisar o uso que foi feito da violência, enquanto problema social, nos contextos jornalístico e político, a partir das matérias veiculadas no Jornal Nacional, da Rede Globo e nos discursos políticos dos candidatos à presidência da República, Geraldo Alckmin (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no horário eleitoral, denominado aqui de campanha eleitoral televisiva, das eleições de 2006. Como aportes metodológicos principais foram utilizadas as ferramentas de análise da hermenêutica e dos enquadramentos (frame analysis), com a intenção de desvelar esse olhar sobre a violência e fazer uma reflexão teórica sobre esse problema social no “pós-mídia”, termo designado nesta pesquisa para o processo de exacerbação da mídia e de sua inserção como instituição que constrói sentido da realidade para a vida das pessoas. O telejornal e a campanha eleitoral, analisados nos meses de agosto, setembro e outubro de 2006, foram tomados como importantes programas de referências na construção social da realidade. Constata-se que há uma superficialidade e homogeneização no tratamento desse problema social.
Abstract: This research aims to examine the use made of violence as a social problem in journalistic and political contexts, from articles published in the Jornal Nacional, from Rede Globo and in political speeches of the candidates for president, Geraldo Alckmin (PSDB ) and Luiz Inacio Lula da Silva (PT), on the electoral timetable, here called television campaign, on the elections of 2006. As the main methodological contributions have been used the analysis tools of hermeneutics and frameworks (frame analysis), with the intention of revealing this focus on the violence and make a theoretical reflection on this social problem in the "post-media", a term known in this research as to the process of exacerbation of the media and its insertion as an institution that builds the sense of reality to people's lives. Television news and the election campaign, tested in August, September and October 2006, were taken as important programs of references the social construction of reality. It appears that there is a superficiality and homogenization in the treatment of this social problem.
Keywords: Campanha eleitoral
Violência
Telejornalismo
Política
Brasil - País
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Teses em Ciências Sociais (Doutorado) - PPGCS/IFCH

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