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dc.creatorPANTOJA, Ana Lídia Nauar-
dc.date.accessioned2014-05-07T13:47:33Z-
dc.date.available2014-05-07T13:47:33Z-
dc.date.issued2007-11-23-
dc.identifier.citationPANTOJA, Ana Lídia Nauar. Sendo mãe, sendo pai: sexualidade, reprodução e afetividade entre adolescentes de grupos populares em Belém. 2007. 238 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2007. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4945-
dc.description.abstractThis study it focuses the events related to the affective-sexual trajectories of young people (men and women) of popular layers, in its majority, students of a public school. Guided for an antropological look, the research contemplated beyond the 36 adolescents (24 women and 12 men), main interlocutors, pertaining people to its nets of relations in the family and the school, such as: mothers, aunts, sisters, grandmothers, godmothers, teachers and friends. The direct comment in the contexts of sociability of the group was increased of informal colloquies and the use of the field’s diary, having been carried through deepened individual interviews with the 36 participants. In the interior of the different trajectories analyzed here, the contexts and unfoldings of the pregnancy during the adolescence, the maternity and the paternity, the conflicts, the impasses, the arrangements, rearrangements and the nets of relations established around the mentioned events are pointed, in the scope of the family and the school. The cultural logics that preside over the affective-sexual experiences, informed, over all, for the sort gender differentiations are detached. The objective was to formulate the understanding, as next as possible translated in a interpretation to the cultural meanings attributed to the events for that they live deeply them.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cleide Dantas (cleidedantas@ufpa.br) on 2014-03-06T15:52:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Tese_SendoMaeSendoPai.pdf: 1761210 bytes, checksum: 4702f8ec8d949648abcf07cdd7f76028 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipFAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectAdolescentes (Meninas) - Comportamento sexualpt_BR
dc.subjectAdolescentes (Meninos) - Comportamento sexualpt_BR
dc.subjectGravidez na adolescênciapt_BR
dc.subjectComportamento sexualpt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectAfeto (Psicologia)pt_BR
dc.titleSendo mãe, sendo pai: sexualidade, reprodução e afetividade entre adolescentes de grupos populares em Belémpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA URBANA-
dc.contributor.advisor1MOTTA-MAUÉS, Maria Angélica-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7861116876230464-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3597087400356373-
dc.description.resumoEste estudo focaliza os eventos relacionados às trajetórias afetivo-sexuais de jovens (homens e mulheres) de camadas populares, em sua maioria, estudantes de uma escola da rede pública (estadual) de ensino. Orientada por um olhar antropológico, a pesquisa contemplou além dos 36 adolescentes (24 mulheres e 12 homens), interlocutores principais, pessoas pertencentes às suas redes de relações na família e na escola, tais como: mães, tias, irmãs, avós, madrinhas, professoras e amigos. A observação direta nos contextos de sociabilidade do grupo foi acrescida de conversas informais e da utilização do diário de campo, tendo sido realizadas entrevistas individuais aprofundadas com os 36 participantes. No interior das diferentes trajetórias aqui analisadas, são pontuados os contextos e desdobramentos da gravidez durante a adolescência, a maternidade e a paternidade, os conflitos, os impasses, os arranjos, re-arranjos e as redes de relações estabelecidas em torno dos mencionados eventos, no âmbito da família e da escola. São postas em relevo as lógicas culturais que presidem as experiências afetivo-sexuais, informadas, sobretudo, pelas diferenciações de gênero. O objetivo foi formular uma compreensão, o mais próxima possível traduzida numa interpretação textualizada dos significados culturais atribuídos aos eventos por aqueles que os vivenciam.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais-
Appears in Collections:Teses em Ciências Sociais (Doutorado) - PPGCS/IFCH

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