Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4964
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorSANTOS, Edirnelis Moraes dos-
dc.date.accessioned2014-05-13T13:58:40Z-
dc.date.available2014-05-13T13:58:40Z-
dc.date.issued2012-05-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Edirnelis Moraes dos. A heterogeneidade linguístico-cultural em foco no ensino-aprendizagem da produção oral em português língua estrangeira. 2012. 107 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2012. Programa de Pós-Graduação em Letras.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4964-
dc.description.provenanceSubmitted by Cleide Dantas (cleidedantas@ufpa.br) on 2014-02-26T15:49:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_HeterogeneidadeLinguisticoCultural.pdf: 1589726 bytes, checksum: 90a80129460608cdbaa804fcb44640d3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Rosa Silva (arosa@ufpa.br) on 2014-05-13T13:58:40Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_HeterogeneidadeLinguisticoCultural.pdf: 1589726 bytes, checksum: 90a80129460608cdbaa804fcb44640d3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-05-13T13:58:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_HeterogeneidadeLinguisticoCultural.pdf: 1589726 bytes, checksum: 90a80129460608cdbaa804fcb44640d3 (MD5) Previous issue date: 2012en
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectHeterogeneidade linguístico-culturalpt_BR
dc.subjectAprendizagem de línguaspt_BR
dc.subjectProdução oralpt_BR
dc.titleA heterogeneidade linguístico-cultural em foco no ensino-aprendizagem da produção oral em português língua estrangeirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicação-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
dc.contributor.advisor1CUNHA, José Carlos Chaves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3117544056791050-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1474291553402603-
dc.description.resumoImpulsionados pelo expressivo aumento da visibilidade do Brasil no exterior, muitos profissionais e estudantes estrangeiros têm procurado por cursos de Português Língua Estrangeira (PLE). Os professores que atuam na área de PLE deparam-se com turmas que são heterogêneas não só quanto às nacionalidades, mas também quanto às línguas‐culturas. Eles encontram dificuldades para achar materiais que possibilitem o trabalho com este público heterogêneo. Nesta dissertação, visamos contribuir para o aperfeiçoamento das práticas de sala de aula, notadamente as que concernem à produção oral em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico- cultural. Procuramos mostrar como se pode desenvolver o trabalho da produção oral em contexto heterogêneo. Para isso, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (Teoria dos Gêneros, modelo de Sequência Didática) e do ensino-aprendizagem de línguas baseado em Tarefas. Metodologicamente, adotamos a pesquisa-ação, descrevemos os sujeitos, o locus, os instrumentos de coleta, de seleção e o foco de análise dos dados da pesquisa. Analisamos a primeira parte da tarefa e da sequência didática elaboradas para mostrar em que medida colocar em foco a heterogeneidade linguístico-cultural pode favorecer a interação visando à compreensão das diferentes línguas culturas. Os resultados mostram que esse tipo de intervenção didática favorece tanto o desenvolvimento da produção oral, quanto a compreensão dos aprendentes e os leva a aceitarem as diferenças linguístico-culturais.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras-
dc.description.resumeMotivés par l’augmentation significative de la visibilité du Brésil à l’étranger, de nombreux professionnels et étudiants cherchent des cours de Portugais Langue Étrangère (PLE). Les enseignants qui travaillent dans le domaine du PLE sont confrontés à des classes qui sont hétérogènes non seulement en ce qui concerne les nationalités, mais aussi les langues-cultures. Ils ont eu du mal à trouver du matériel leur permettant de travailler avec ce public hétérogène. Dans cet travail, nous visons à contribuer à l’amélioration des pratiques en classe, notamment celles qui concernent la production orale dans des groupes hétérogènes du point de vue linguistico-culturel. Nous montrons comment on peut développer le travail de production orale en contexte hétérogène. Pour ce faire, nous nous basons sur des présupposés théoriques de l’Interactionnisme Sociodiscursif (la théorie des Genres, le modèle de Séquence Didactique) et de l’enseignement-aprentissage de langues basé sur les Tâches. Sur le plan méthodologique, nous adoptons la recherche- action, nous décrivons les sujets, le locus, les instruments de recueil, de sélection, et le focus sur l’analyse des données de recherche. Nous analysons la première partie de la tâche et de la séquence didactique élaborées pour montrer dans quelle mesure mettre en évidence l'hétérogénéité linguistico-culturelle peut favoriser l'interaction avec l’objectif de comprendre les différentes langues-cultures. Les résultats montrent que ce type d'intervention didactique favorise le développement de la production orale des apprenants, ainsi que la compréhension des apprenants et les amener à l'acceptation des différences linguistiques et culturelles.fr
Aparece en las colecciones: Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_HeterogeneidadeLinguisticoCultural.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons