Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5149
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MAGALHÃES, Alex Wagner Leal | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-26T12:45:56Z | - |
dc.date.available | 2014-06-26T12:45:56Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | MAGALHÃES, Alex Wagner Leal. Entre o belo e o feio: das Unheimliche como princípio estético em Freud. 2008. 124 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2008. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5149 | - |
dc.description.abstract | The present work aimed study the Freud’s esthetic considerations present in the text “The Uncanny” (1919), how such positions promote a real discontinuity in the western esthetic thought. In this way, at least show how all the artistic production has in the unconscious material it’s main engine and source of inspiration, Freud inserts it in the group of the other productions of unconscious, (dreams, jokes, neurosis, etc). Nevertheless, in the context of “The Stranger”, Freud starts to understand the art not anymore as a production of the psycho apparatus moved by the principle of pleasure, therefore in this text Freud advances the matter of the death pulsing and the eternal return of undesirable feelings as the functioning of a subjectivity guided beyond the principle of pleasure, in this meaning, the death as the last stop of the existence starts being the great keynote of the new Freudian’s researches, and the beauty of the art would be like that hopelessly involved in the anguish and helpless provoked by the comeback of undesirable feelings. In this way the unheimlich while haunt and uneasiness feeling provoked by the devil’s pulsing that insists in being present, starts being faced by Freud as an important esthetic principle. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Cleide Dantas (cleidedantas@ufpa.br) on 2014-03-24T14:28:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_EntreBeloFeio.pdf: 835217 bytes, checksum: 5616174a8109fc75f185e7a090f100aa (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Ana Rosa Silva (arosa@ufpa.br) on 2014-06-26T12:45:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_EntreBeloFeio.pdf: 835217 bytes, checksum: 5616174a8109fc75f185e7a090f100aa (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2014-06-26T12:45:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_EntreBeloFeio.pdf: 835217 bytes, checksum: 5616174a8109fc75f185e7a090f100aa (MD5) Previous issue date: 2008 | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | - |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Freud, Sigmund, 1856-1939 | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Estética | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Beleza | pt_BR |
dc.title | Entre o belo e o feio: das Unheimliche como princípio estético em Freud | pt_BR |
dc.title.alternative | Between the beautiful and the ugly: das Unheimliche as esthetic principle in Freud | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | - |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | - |
dc.publisher.initials | UFPA | - |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::ESTADOS SUBJETIVOS E EMOCAO | - |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL | - |
dc.contributor.advisor1 | CHAVES, Ernani Pinheiro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5741253213910825 | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3934607594034894 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho visou estudar as considerações estéticas de Freud contidas no texto “O Estranho” (1919), como tais posicionamentos promovem uma verdadeira descontinuidade no pensamento estético ocidental. Neste sentido, ao nos mostrar como toda produção artística tem no material inconsciente seu principal motor e fonte de inspiração, Freud a insere no rol das demais produções do inconsciente (sonhos, chistes, neurose, etc). No entanto, no contexto de “O Estranho”, Freud passa a ver a arte não mais como uma produção de um aparelho psíquico movido pelo princípio do prazer, pois neste texto Freud antecipa a questão da pulsão de morte e o eterno retorno de materiais recalcados como funcionamento de uma subjetividade regida por um além do princípio do prazer, neste sentido, a morte, enquanto fim último da existência passa a ser a grande tônica das novas pesquisas freudianas, e o belo da arte estaria assim irremediavelmente implicado à angustia e desamparo ocasionados pelo retorno do recalcado. Neste sentido, o unheimlich, enquanto sentimento de assombro e inquietação provocados pela pulsão demoníaca que insiste em presentificar-se, passa a ser encarado por Freud como importante princípio estético. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
dc.audience.educationlevel | Brasil | - |
Aparece en las colecciones: | Dissertações em Psicologia (Mestrado) - PPGP/IFCH |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_EntreBeloFeio.pdf | 815,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons