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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5165
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 1-Jul-2009 |
Autor(es): | SOUZA, Ana Vicentina Santiago de |
Primeiro(a) Orientador(a): | MOREIRA, Ana Cleide Guedes |
Primeiro(a) coorientador(a): | OLIVEIRA, Paulo de Tarso Ribeiro de |
Título: | A integralidade na prática clínica e institucional e na relação ensino-serviço: um estudo de caso sobre a formação do psicólogo em hospital público |
Citar como: | SOUZA, Ana Vicentina Santiago de. A integralidade na prática clínica e institucional e na relação ensino-serviço: um estudo de caso sobre a formação do psicólogo em hospital público. 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2009. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
Resumo: | Este trabalho consiste em estudar a prática clínica e institucional na formação do psicólogo sob a perspectiva da integralidade em saúde no Hospital Universitário João de Barros Barreto - HUJBB. A escolha do campo de estudo deveu-se ao conhecimento do hospital enquanto área de trabalho, assim como pelo fato deste ser um dos três únicos locais no SUS que servem de prática para o Curso de Psicologia da UFPA, onde se propicia aos alunos terem contato com a prática clínica e institucional, aplicando referenciais teórico-metodológicos de Psicanálise, análise institucional, processos grupais e de comunicação e conhecimentos de Saúde Pública. Utilizando-se da abordagem qualitativa, os procedimentos de coleta de dados foram a entrevista semi-estruturada, os questionários e a observação participante. Entre os aspectos relevantes o estudo observou: a fragmentação constante do trabalho dos diversos profissionais envolvidos e a busca do psicólogo por um espaço mais consolidado e articulado de atuação na equipe de saúde; a falta de conhecimentos prévios de saúde coletiva por parte dos discentes motivando um esforço concentrado dos supervisores e orientadores de campo na relação ensino-serviço; o sucateamento das instalações físicas e dos equipamentos do hospital gerando dificuldades, mas, simultaneamente, estimulando uma subjetividade expressa na colaboração entre funcionários e alunos; o esforço do Serviço de Psicologia em reconduzir o trabalho centrado no ato médico e no corpo enfermo para uma atenção marcada pela relação com o paciente como sujeito e para os distintos modos de subjetivação psicopatológicos que constituem o problema teórico-metodológico colocado para sua eficácia psicoterápica; e, por fim, sua inserção nas equipes multiprofissionais. A trama formada pelo conjunto desses protagonismos configura o desafio do psicólogo, junto com os demais profissionais, para compreender e levar a cabo a integralidade da atenção, em exercício permanentede construção no hospital. Dois teóricos destacam-se na argumentação que problematiza a atenção integral no hospital - Canguilhem, para a discussão do conceito de saúde enquanto possibilidade de viver em conformidade com o meio e Winnicott, na perspectiva clínica possível nesse ambiente. |
Abstract: | This work consists of studying the clinical and institutional practice in the psychologist’s formation under the perspective of the totality in health in the João de Barros Barreto Academical Hospital - HUJBB. The choice of the study field was due to the knowledge of the hospital while work area, as well as for the fact of this to be one of the three only places in Unique Wealth System SUS that serve as practice for the Course of Psychology of UFPA, where it is propitiated the students to have contact with the clinical and institutional practice, applying theoretical-methodological backgrounds of Psychoanalysis, institutional analysis, processes group and of communication and knowledge of Public Health. Being used of the qualitative approach, the procedures of collection of data were the semi-structured interview, the questionnaires and the participant observation. Among the important aspects in the study was observed: the constant fragmentation of the several involved professionals’ work and the psychologist’s search for a space more consolidated and articulate of performance in the team of health; the lack of previous knowledge of collective health on the part of the students motivating a concentrated effort of the supervisors and field advisors in the relationship teaching-service; the failed of the physical facilities and of the equipments of the hospital generating difficulties, but, simultaneously, stimulating an expressed subjectivity in the collaboration between employees and students; the effort of the Service of Psychology in drill the work centered in the medical act and in the sick body for an attention marked by the relationship with the patient as subject and for the different manners of psychopathologic subjectivization that constitute the theoretical-methodological problem placed for your psychotherapic effectiveness; and, finally, its insert in the teams multiprofessionals. The plot formed by the group of those protagonisms it configures the psychologist’s challenge, with the other professionals, to understand and to carry out the wholeness of the attention, in permanent exercise of construction in the hospital. Two theoretical stand out in the argument that problematizes the integral attention in the hospital - Canguilhem, for the discussion of the concept of health while possibility to live in conformity with the middle and Winnicott, in the possible clinical perspective in that adapts. |
Palavras-chave: | Psicologia aplicada Estudantes universitários - Psicologia Psicologia Clínica Prática Psicólogo Psicologia clínica Saúde pública Subjetividade Hospital Universitário João de Barros Barreto Serviço hospitalar de psicologia Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Psicologia (Mestrado) - PPGP/IFCH |
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