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dc.creatorARAUJO, John da Silva-
dc.date.accessioned2014-07-07T16:16:19Z-
dc.date.available2014-07-07T16:16:19Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationARAUJO, John da Silva. O “Oriente” no “Ocidente”: observando o islã no Suriname. 2009. 170 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2009. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5272-
dc.description.abstractThis essay is about the Surinamese Islam of Javanese origin, distant (not only geographically) from the Islamic-Arab irradiating center. Suriname, a South American and Caribbean country, shelters a considerable Muslim community, the biggest out of Asia, Africa and Eastern Europe in terms of percentage. In it, the opposition is current between the reformism and the traditionalism within the Islam. The reformist tendency values highly more for an Arab puritanical and universalist Islam, stressing its moral values; the traditional one values the Javanese local community and the Muslim tradition originating from Java. The inquiry involved discussions about the construction of the identity; the memory to which the groups are linked; and the “negotiations” between belonging to the Javanese ethnic group and belonging to religion. An aspect that surfaces along the work is the diversity of the Islam. In Suriname, Islamic similar ceremonies are practiced to the described ones by Clifford Geertz in his inquiries carried out in Java, in decade of 1950, as the slametan, a rite of passage after death that express the moment of transition between the world of the living creatures and the one of the dead men.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cleide Dantas (cleidedantas@ufpa.br) on 2014-03-12T12:13:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_OrienteOcidenteObservando.pdf: 9285128 bytes, checksum: 34ad6d417660910c8f5634f702901e92 (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectIslãpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectSuriname (País)pt_BR
dc.titleO “Oriente” no “Ocidente”: observando o islã no Surinamept_BR
dc.title.alternativeThe “East” in the “West”: observing the Islam in Surinamept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA-
dc.contributor.advisor1MAUÉS, Raymundo Heraldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0915136632611666-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8004473588997093-
dc.description.resumoEsta dissertação trata do islã surinamês de origem javanesa, distante (não apenas geograficamente) do centro irradiador árabe-islâmico. O Suriname, país sul-americano e caribenho, abriga considerável comunidade muçulmana, a maior em termos percentuais fora da Ásia, África e Europa Oriental. Nele, encontra-se em curso a oposição entre o reformismo e o tradicionalismo no islã. A tendência reformista preza mais por um islã árabe puritano, universalista, com destaque para os valores morais; a tradicional prioriza a comunidade javanesa local e a tradição muçulmana oriunda de Java. A pesquisa envolveu discussões acerca da construção da identidade, da memória à qual os grupos encontram-se vinculados e das “negociações” entre o pertencimento étnico javanês e o pertencimento religioso. Um aspecto que emerge ao longo do trabalho é a diversidade do islã. No Suriname são praticadas cerimônias islâmicas semelhantes às descritas por Clifford Geertz em suas pesquisas realizadas em Java, na década de 1950, como é o caso do slametan, um rito de passagem pós-morte que expressa o momento de transição entre o mundo dos vivos e o dos mortos.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais-
Aparece nas coleções:Dissertações em Ciências Sociais (Mestrado) - PPGCS/IFCH

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