Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5283
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUSA, Eliane da Silva-
dc.date.accessioned2014-07-09T11:53:10Z-
dc.date.available2014-07-09T11:53:10Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationSOUSA, Eliane da Silva. O potencial interpretativo dos artefatos cerâmicos: a tradição Tupiguarani na Amazônia. 2009. 118 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2009. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5283-
dc.description.abstractThis dissertation discusses the archaeological interpretation of material culture remains related to Tupi-guarani linguistic family; such vestiges were classified as belonging to an archaeological tradition named Tupiguarani. A criticism of the normative approach of culture that supported such interpretations (and conceived the tupi-guarani as resilient to change) departs from a review of the ethnohistorical and ethnographic sources that supported them. Since the ethnohistorical and ethnographic accounts were employed to justify a historical continuity between the archaeological and historical Tupi-Guarani – considering settlement patters, spatial mobility, correspondence between language, material culture, and ethnic identity – the use of such sources are analyzed and the achieved results are discussed. From the examination of archaeological studies in Amazonia, the supposed homogeneity and immutability of Tupi culture in time and space is challenged.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cleide Dantas (cleidedantas@ufpa.br) on 2014-03-12T12:53:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_PotencialInterpretativoArtefatos.pdf: 927884 bytes, checksum: 6a321b3215f467b21a8da8d993ff0186 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Rosa Silva (arosa@ufpa.br) on 2014-07-09T11:53:10Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_PotencialInterpretativoArtefatos.pdf: 927884 bytes, checksum: 6a321b3215f467b21a8da8d993ff0186 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-07-09T11:53:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_PotencialInterpretativoArtefatos.pdf: 927884 bytes, checksum: 6a321b3215f467b21a8da8d993ff0186 (MD5) Previous issue date: 2009en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectArqueologiapt_BR
dc.subjectCultura material indígenapt_BR
dc.subjectTradição tupiguaranipt_BR
dc.subjectCerâmica indígenapt_BR
dc.subjectAmazônia brasileirapt_BR
dc.titleO potencial interpretativo dos artefatos cerâmicos: a tradição Tupiguarani na Amazôniapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA-
dc.contributor.advisor1SCHAAN, Denise Pahl-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9087840228167206-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3833504657103714-
dc.description.resumoEssa dissertação discute as interpretações a respeito dos vestígios arqueológicos relacionados aos povos da família linguística Tupi-guarani, vestígios esses que foram reunidos em uma mesma tradição arqueológica denominada Tupiguarani. A partir da releitura das fontes etnohistóricas e etnográficas que embasaram as interpretações arqueológicas, é questionado o caráter normativo da concepção de cultura que se encontra por trás da concepção do Tupi-Guarani como um modelo de sociedade que resiste ao tempo e aos deslocamentos espaciais que sempre caracterizaram aqueles povos. Uma vez que fontes etnohistóricas e etnográficas foram utilizadas para justificar a continuidade histórica entre os Tupi-Guarani arqueológicos e os etnohistóricos e etnográficos – examinando-se padrão de assentamento, mobilidade espacial, correlação entre língua e cultura material e identidade étnica -, são analisados os usos dessas fontes e discutidos resultados obtidos. A partir do exame de estudos arqueológicos na Amazônia questiona-se a suposta homogeneidade e imutabilidade da cultura Tupi no tempo e no espaço.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais-
Aparece nas coleções:Dissertações em Ciências Sociais (Mestrado) - PPGCS/IFCH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_PotencialInterpretativoArtefatos.pdf906,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons