Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5425
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Issue Date: | Dec-2013 |
metadata.dc.creator: | PARACAMPO, Carla Cristina Paiva ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de MESCOUTO, Wandria de Andrade FARIAS, Andréa Fonseca |
Title: | Efeitos de perguntas e de respostas às perguntas sobre o seguir regras apresentadas em uma história infantil |
Other Titles: | Effects of questions and answers to questions about rule following presented in children's stories |
Citation: | PARACAMPO, Carla Cristina Paiva et al. Efeitos de perguntas e de respostas às perguntas sobre o seguir regras apresentadas em uma história infantil. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 29, n. 4, p. 369-379, out./dez. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v29n4/v29n4a03.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2014. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722013000400003>. |
metadata.dc.description.resumo: | O estudo investigou os efeitos de perguntas e respostas às perguntas sobre o seguir regras por 15 crianças, distribuídas em três grupos. Nas fases 1 e 3 era medido o comportamento de doar bombons e na Fase 2 era contada uma história com uma regra especificando que quem doa alimentos tem amigos para brincar. Os grupos diferiram na Fase 2: para o Grupo 1 não eram feitas perguntas; para o Grupo 2 eram feitas perguntas ao longo da história; e para o Grupo 3 eram feitas perguntas ao final da história. Dos participantes que não doaram bombons na Fase 1 dos grupos 1, 2 e 3, 50%, 100% e 100%, respectivamente, doaram na Fase 3. Sugere-se que perguntas e respostas podem interferir na ocorrência do seguir regras. |
Abstract: | The effects of questions and answers to questions upon rule following were investigated with 15 children, distributed in three groups. In phases 1 and 3, the number of candies given was measured; in Phase 2, a story was told with a rule specifying that who gives goodies has friends to play. The groups differed in Phase 2: for Group 1, the experimenter did not ask questions; for Group 2, questions were asked during the story telling; and for Group 3, questions were asked at the end of the story. From those participants who did not give candies in Phase 1 of groups 1, 2 e 3, 50%, 100% and 100%, respectively, did so in Phase 3. The results of this study suggest that questions and answers interfere with the occurrence of rule following. |
Keywords: | Regras descritivas Perguntas e respostas Psicologia infantil Avaliação de comportamento |
ISSN: | 0102-3772 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Artigos Científicos - NTPC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo_EfeitosPerguntasRespostas.pdf | 467,13 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License