Efeitos de perguntas e de histórias experimentais sobre o seguir regras

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2006-08

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SILVA, Francynete Melo e; ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de. Efeitos de perguntas e de histórias experimentais sobre o seguir regras. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 22, n. 2, maio/ago. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v22n2/a02v22n2.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2014. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722006000200002>.

DOI

Investigando os efeitos de perguntas e de histórias de reforço contínuo sobre o seguir regra, nove estudantes universitários foram expostos a um procedimento de escolha segundo o modelo; a tarefa era apontar cada um dos três estímulos de comparação, em seqüência, na presença de um estímulo contextual. As contingências na Sessão 1 eram alteradas na Sessão 2, restabelecidas na Sessão 3 e mantidas inalteradas na Sessão 4, iniciada com a regra discrepante. Na Condição 1, não eram feitas perguntas e nas Condições 2 e 3, eram feitas perguntas. As perguntas da Condição 2 eram mais gerais do que as da 3. Apenas cinco participantes (dois da Condição 2 e os três da 3) aprenderam a tarefa e apresentaram desempenhos sensíveis às mudanças nas contingências. Destes, quatro deixaram de seguir a regra na Sessão 4. Os resultados têm implicações para o esclarecimento do papel do ambiente verbal na determinação do comportamento não-verbal.

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SILVA, Francynete Melo e; ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de. Efeitos de perguntas e de histórias experimentais sobre o seguir regras. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 22, n. 2, maio/ago. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v22n2/a02v22n2.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2014. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722006000200002>.