Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5496
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRODRIGUES, Rosa Luciana Pereira-
dc.date.accessioned2014-08-25T14:40:47Z-
dc.date.available2014-08-25T14:40:47Z-
dc.date.issued2012-07-19-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Rosa Luciana Pereira. Rádio e educação popular na Amazônia: o processo comunicacional do Projeto Rádio pela Educação. Orientador: Manuel José Sena Dutra. 2012. 178 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia, Belém, 2012. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/5496. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5496-
dc.description.abstractThe communication process that can be observed in the Radio Education Project of Rádio Rural in Santarém, in the heart of the Amazon Region, is the object of this research report. The aim was to investigate how this process happens in the movement between the production of a radio program, the orientation provided to teachers through a pedagogical guide and the actions realized in school, analyzing this way the relationship of radio communication with the educational practices realized. The work followed the culturalogical paradigm, considering the presence of radio as part of a process of interaction, of symbolic exchange. The methodological procedures had an inductive approach, forming a set of procedures with the historical and ethnographic methods, as well as aspects of reception research. The main techniques used were bibliographic and documentary research, field research and observation, with reference to the qualitative focus on observation, description and analysis of phenomena on the basis of some categories: the social actors involved, the listening to the program, the mediations during the whole process, the participation of teachers as facilitators and the dialogical perspective observed within the dynamic. It was found that the analyzed communication process develops in a movement of constant changing, following a rhythm that transforms it over time on the basis of the looks and actions of their actors or even of the own motivations caused by its impact on the educational environment, revealing the coexistence of the instrumental and the dialogical dimensions, radio being the mediator of the learning process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cleide Dantas (cleidedantas@ufpa.br) on 2014-07-15T13:53:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_RadioEducacaoPopular.pdf: 7687468 bytes, checksum: d790fa2061f80049f7cab91f45739d45 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Rosa Silva (arosa@ufpa.br) on 2014-08-25T14:40:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_RadioEducacaoPopular.pdf: 7687468 bytes, checksum: d790fa2061f80049f7cab91f45739d45 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-08-25T14:40:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_RadioEducacaoPopular.pdf: 7687468 bytes, checksum: d790fa2061f80049f7cab91f45739d45 (MD5) Previous issue date: 2012en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectProcesso comunicacionalpt_BR
dc.subjectRádiopt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectSantarém - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.subjectAmazônia brasileirapt_BR
dc.titleRádio e educação popular na Amazônia: o processo comunicacional do Projeto Rádio pela Educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicação-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO::RADIODIFUSAO-
dc.contributor.advisor1DUTRA, Manuel José Sena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597192749872675-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9577944569302123-
dc.description.resumoO processo comunicacional que se observa no Projeto Rádio pela Educação, da Rádio Rural de Santarém, no centro da Amazônia, é o objeto deste relatório de pesquisa. O objetivo foi investigar como acontece esse processo no movimento existente entre a produção de um programa de rádio, as orientações dadas aos professores por meio de um guia pedagógico e as ações realizadas na escola, analisando a relação da comunicação radiofônica com as práticas educativas desenvolvidas. O trabalho seguiu o paradigma culturológico, entendendo a presença do rádio como parte de um processo de interação, de troca simbólica. Os procedimentos metodológicos tiveram abordagem indutiva, formando um conjunto de procedimentos com os métodos histórico e etnográfico, além de aspectos da pesquisa de recepção. As principais técnicas utilizadas foram pesquisa documental e bibliográfica, pesquisa de campo e observação, tomando como referência o enfoque qualitativo na observação, na descrição e na análise dos fenômenos a partir de algumas categorias: os agentes envolvidos, a escuta do programa, as mediações no conjunto do processo, a participação dos professores como mediadores e a perspectiva dialógica na dinâmica observada. Verificou-se que o processo comunicacional analisado se desenvolve em movimento de constante mudança, segue um ritmo que o transforma ao longo do tempo, a partir dos olhares e das intervenções de seus agentes ou mesmo das próprias motivações provocadas por sua ação no ambiente educacional, apresentando a coexistência do instrumental e do dialógico, tendo o rádio como um mediador no processo de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia-
Aparece nas coleções:Dissertações em Comunicação, Cultura e Amazônia (Mestrado) - PPGCOM/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_RadioEducacaoPopular.pdf7,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons