Parâmetros demográficos de Micoureus demerarae (Didelphidae, Marsupialia) em áreas contíguas de manguezal e terra firme, Bragança, Pará, Brasil

Imagem de Miniatura

Data

01-06-2007

Afiliação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

ANDRADE, Fernanda A. G.; FERNANDES, Marcus E. B.; BRITO, Stélio A. C. Parâmetros demográficos de Micoureus demerarae (Didelphidae, Marsupialia) em áreas contíguas de manguezal e terra firme, Bragança, Pará, Brasil. Revista Brasileira de Zoologia, Curitiba, v. 24, n. 2, p. 271-276, jun. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbzool/v24n2/a02v24n2.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2014. <http://dx.doi.org/10.1590/S0101-81752007000200002>.

DOI

Este estudo investigou alguns variáveis populacionais da espécie Micoureus demerarae (Thomas, 1905), que incluem: densidade, recrutamento e sobrevivência. Sendo que, os espécimes coletados foram obtidos em dois ecossistemas contíguos, manguezal e terra firme da denominada Fazenda das Salinas, a qual esta localizada próxima ao município de Bragança, no nordeste do Estado do Pará. Para tanto, foram abertas duas transecções em cada ambiente destinadas as coletas realizadas de novembro de 2002 a setembro de 2003. Os resultados definiram uma população aberta com distribuição uniforme para os indivíduos do manguezal e agregada para os da terra firme, além de evidente sazonalidade, com maior proporção de machos na terra firme. O período reprodutivo foi o parâmetro mais importante para a flutuação populacional no início da estação seca. Os impactos ambientais sobre os parâmetros da dinâmica populacional de M. demerarae parecem ser determinantes na manutenção dessas populações da Fazenda das Salinas.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Instituição(ões)

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

Instituto

Programa

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI