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dc.creatorGOMES, Gleidson Wirllen Bezerra-
dc.date.accessioned2014-08-27T13:59:03Z-
dc.date.available2014-08-27T13:59:03Z-
dc.date.issued2013-08-16-
dc.identifier.citationGOMES, Gleidson Wirllen Bezerra. A natureza comunicativa da cultura: pesquisa exploratória sobre a Festividade de Carimbó de São Benedito de Santarém Novo - Pará. 2013. 189 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5507-
dc.description.abstractThis dissertation is titled The communicative nature of culture: exploratory research about the Festividade de Carimbó de São Benedito de Santarém Novo – Pará. The goal of the research is to understand the communicative nature of this festivity, noting the characteristics that constitute and them looking for elements that are interpreted as communicative processes. The proposal part of the notions of communicative nature of culture in Martín-Barbero (2006) and França (2001), in addition to the design of this communicative process. We have outlined the contexts in which the research is inserted, reflecting on the "invention" of Amazon (ARAGÓN, 2007; MAUÉS, 1999; DUTRA, 2009) and its socio-historical (BEZERRA NETO, 2001; BECKER, 2009) and cultural training (SALLES, 2004; ALVES FILHO, 2001; LOUREIRO, 2000). With regard to Communication, we seek their "anthropological perspective" (WOLTON, 2006) allied relations between media and modernity (THOMPSON, 2011). Understanding communication from the culture, discussed, noting the cultural experience that the festivity represents (RODRIGUES, 1994), the relationship between tradition and modernity (THOMPSON, 2011) in processes of hybridization (GARCÍA CANCLINI, 2008). In addition, we reflect on the "functional heritage" in Communication Research (WOLF, 2008; MARTÍN-BARBERO, 2004, 2006, 2009; MARTINO, 2004, 2006) and our perspective of communicative nature of culture (MARTÍN-BARBERO, 2006; FRANÇA, 2001), relating it to the concepts of “communicative mediation of culture” and “media” (BRAGA, 2012; SODRÉ, 2011). To develop the field research, besides the bibliographical research, use techniques of Ethnography for the collection of data, such as: participant observation, in-depth interview with members of the party and the field journal. We understand the communicative nature of the feast from the elements that are highlighting the community character and tradition, which led us to highlight the communication in their sense of sharing and communion.pt_BR
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dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectFestas religiosaspt_BR
dc.subjectFestividade de Carimbó de São Benedito de Santarém Novopt_BR
dc.subjectSantarém Novo - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.subjectAmazônia brasileirapt_BR
dc.titleA natureza comunicativa da cultura: pesquisa exploratória sobre a Festividade de Carimbó de São Benedito de Santarém Novo - Parápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicação-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO-
dc.contributor.advisor1CASTRO, Fábio Fonseca de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5700042332015787-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7823352114586263-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como título A natureza comunicativa da cultura: pesquisa exploratória sobre a Festividade de Carimbó de São Benedito de Santarém Novo – Pará. O objetivo da pesquisa é compreender a natureza comunicativa dessa festividade, observando as características que a constituem e nelas buscando elementos que são interpretados como processos comunicativos. A proposta parte das noções de natureza comunicativa da cultura em Martín-Barbero (2006) e França (2001), além da concepção de processo comunicativo desta pesquisadora. Delineamos, assim, os contextos nos quais a pesquisa está inserida, refletindo sobre a “invenção” da Amazônia (ARAGÓN, 2007; MAUÉS, 1999; DUTRA, 2009) e sua formação socio-histórica (BEZERRA NETO, 2001; BECKER, 2009) e cultural (SALLES, 2004; ALVES FILHO, 2001; LOUREIRO, 2000). No que se refere à Comunicação, buscamos sua “perspectiva antropológica” (WOLTON, 2006) aliada às relações entre mídia e modernidade (THOMPSON, 2011). Entendendo a Comunicação a partir da cultura, discutimos, observando a experiência cultural que a festividade representa (RODRIGUES, 1994), as relações entre a tradição e a modernidade (THOMPSON, 2011) em seus processos de hibridação (GARCÍA-CANCLINI, 2008). Além disso, refletimos sobre a “herança funcional” das pesquisas em Comunicação (WOLF, 2008; MARTÍN-BARBERO, 2004, 2006, 2009a; MARTINO, 2004, 2006) e nossa perspectiva de natureza comunicativa da cultura (MARTÍN-BARBERO, 2006; FRANÇA. 2001), relacionando-a aos conceitos de “mediações comunicativas da cultura” e de “midiatização” (BRAGA, 2012; SODRÉ, 2011). Para desenvolvermos a pesquisa de campo, além da pesquisa bibliográfica, utilizamos técnicas da etnografia para a coleta de dados, tais como: a observação participante, a entrevista em profundidade com os integrantes da festa e o diário de campo. Compreendemos, assim, a natureza comunicativa da festividade a partir dos elementos que a constituem destacando o seu caráter comunitário e de tradição, o que nos levou a evidenciar a comunicação em seu sentido de compartilhamento e de comunhão.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia-
Appears in Collections:Dissertações em Comunicação, Cultura e Amazônia (Mestrado) - PPGCOM/ILC

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