Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5717
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorOLIVEIRA, Claudia dos Santos-
dc.date.accessioned2014-09-15T13:23:56Z-
dc.date.available2014-09-15T13:23:56Z-
dc.date.issued2011-10-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Claudia dos Santos. Educação inclusiva no Brasil: revisão sistemática e análise bioecológica. 2011. 81 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Belém, 2011. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5717-
dc.description.abstractThis work focuses on the problem of inclusive education, investigating the inclusion of students with learning disabilities in the regular educational system of Brazil. Departing from the systematic revision of publications about the theme it was possible to present two studies. The first has a descriptive nature, revising the articles about inclusion to form a overview about it. The tool for this task was the virtual library of SciELO, in which 138 articles were selected. The results of this first study appointed that the researches about the theme advanced from 2005 on, mainly in the South-west and South regions of Brazil, with prevalence of empiric researches in various fields, especially in education. The second study analyzed scientific articles that deal with the inclusion of students with learning disabilities, according to the Bio-ecological Theory of Human Development. Using a systematic literature revision in addition to the use of the instrument CASP, 16 articles were selected to be analyzed withe bio-ecological. This investigation found that the studies or emphasized the influence of biological aspects , or on the other side, social, cultural and political context of the students, without making the necessary connection for the understanding multi-dimensional form of inclusive education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cleide Dantas (cleidedantas@ufpa.br) on 2014-05-08T12:12:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_EducacaoInclusivaBrasil.pdf: 1106928 bytes, checksum: bfb8ab450ab4ca3cf66d3b2561d081d5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Rosa Silva (arosa@ufpa.br) on 2014-09-15T13:23:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_EducacaoInclusivaBrasil.pdf: 1106928 bytes, checksum: bfb8ab450ab4ca3cf66d3b2561d081d5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-09-15T13:23:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_EducacaoInclusivaBrasil.pdf: 1106928 bytes, checksum: bfb8ab450ab4ca3cf66d3b2561d081d5 (MD5) Previous issue date: 2011en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectTeoria bioecológicapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectRevisão sistemáticapt_BR
dc.subjectBrasil - Paíspt_BR
dc.titleEducação inclusiva no Brasil: revisão sistemática e análise bioecológicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentNúcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO-
dc.contributor.advisor1PONTES, Fernando Augusto Ramos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1225408485576678-
dc.contributor.advisor-co1CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4743726124254735-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2095570682025087-
dc.description.resumoEste trabalho enfoca a problemática da inclusão educacional de alunos com deficiência no ensino regular brasileiro. A partir da revisão sistemática da literatura sobre o tema foi possível apresentar dois estudos. O primeiro tem natureza descritiva, objetivou revisar artigos sobre inclusão de alunos com deficiência no ensino regular brasileiro, a fim de investigar o panorama da pesquisa nessa área. Foi utilizada a revisão sistemática na biblioteca virtual da SciELO, na qual foram selecionados 138 artigos para investigação. Os resultados desse primeiro estudo apontaram que as pesquisas sobre inclusão educacional avançaram a partir do ano de 2005, principalmente nas regiões sudeste e sul, com prevalência de pesquisas empíricas em diversas áreas do conhecimento e com destaque para a educação. O segundo estudo analisou artigos científicos, que tratam da inclusão de alunos com deficiência no ensino regular de acordo com a concepção teórico-metodológica da teoria bioecológica do desenvolvimento humano. A partir da revisão sistemática da literatura e a avalição do instrumento CASP se selecionou 16 artigos que foram analisados a partir do modelo bioecológico PPCT. Observou-se que a partir dos dados apresentados o uso da teoria bioecológica foi útil para investigar pesquisas e sistematizar a organização de trabalhos.-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento-
Aparece en las colecciones: Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_EducacaoInclusivaBrasil.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons