Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5844
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorSALES, Hellen Margareth Pompeu de-
dc.date.accessioned2014-10-07T17:18:07Z-
dc.date.available2014-10-07T17:18:07Z-
dc.date.issued2014-03-24-
dc.identifier.citationSALES, Hellen Margareth Pompeu de. A produção escrita em turmas heterogêneas de Português Língua Estrangeira: das tarefas ao exame CELPE-BRAS. 2014. 205 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2014. Programa de Pós-graduação em Letras.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5844-
dc.description.provenanceSubmitted by Cleide Dantas (cleidedantas@ufpa.br) on 2014-10-02T14:33:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_ProducaoEscritaTurmas.pdf: 14849311 bytes, checksum: 289c2d6787a790ea66c939778e4797c6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Rosa Silva (arosa@ufpa.br) on 2014-10-07T17:18:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_ProducaoEscritaTurmas.pdf: 14849311 bytes, checksum: 289c2d6787a790ea66c939778e4797c6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-10-07T17:18:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_ProducaoEscritaTurmas.pdf: 14849311 bytes, checksum: 289c2d6787a790ea66c939778e4797c6 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectInterlíngua (Aprendizagem de línguas)pt_BR
dc.titleA produção escrita em turmas heterogêneas de Português Língua Estrangeira: das tarefas ao exame CELPE-BRASpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicação-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
dc.contributor.advisor1CUNHA, José Carlos Chaves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3117544056791050-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2409216700313765-
dc.description.resumoEnsinar a produzir textos escritos em Português Língua Estrangeira (PLE) com turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico-cultural é uma tarefa complexa que requer do professor (e do aprendente) um desempenho direcionado para a ação. Partindo desse fato, propõe-se aos alunos do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) do MEC um trabalho com orientações metodológicas baseadas em uma Perspectiva Acional que considera o estudante como ator social que cumpre tarefas em situações específicas, o que também nos direciona para uma concepção de língua-linguagem focada no interacionismo e para os gêneros textuais. O objetivo é analisar o desenvolvimento das habilidades de produção escrita dos alunos, em Português, e o impacto da heterogeneidade linguístico-cultural da turma nesse ensino. O corpus do trabalho foi composto por produções textuais de gêneros da modalidade escrita da língua portuguesa como carta, artigo de opinião, e-mail etc., escritos pelos alunos do PEC-G. A hipótese aqui levantada é a de que o ensino-aprendizagem da produção escrita a públicos heterogêneos do ponto de vista linguístico-cultural é otimizado quando, nas práticas de sala de aula, se leva em conta – concretamente – o impacto dessa heterogeneidade e se insere os aprendentes em contextos significativos, com tarefas que têm um propósito e que os levam a agir em situação real e/ou simulada.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras-
dc.description.resumeEnseigner à produire des textes écrits en Portugais Langue Étrangère (PLE) avec des classes hétérogènes du point de vue linguistique et culturel est une tâche complexe qui exige de l'enseignant (et des apprenants) des performances orientées vers l'action. À partir de ce fait, nous proposons aux élèves du «Programa de Estudantes-Convênio de Graduação» (PEC-G) du MEC un travail avec une orientation méthodologique basée sur la Perspective Actionnelle qui considère l'élève comme un acteur social qui accomplit des tâches en situation spécifique, ce qui nous mène vers une conception de langue-langage axée sur l'interactionnisme et sur les genres textuels. L'objectif est d'analyser le développement des habiletés de production écrite des élèves en portugais et l'impact de l'hétérogénéité linguistique et culturelle de la classe dans cette enseignement. Le corpus du travail est constitué de productions textuelles de genres écrits de la langue portugaise tels que la lettre, l'article d'opinion, l'e-mail etc., rédigés par les élèves du PEC-G. L'hypothèse posée ici est que l'enseignement/l'apprentissage de la production écrite à des publics hétérogènes du point de vue linguistique et culturel est optimisé lorsque, dans les pratiques de la classe, on prend en compte – concrètement – l'impact de cette hétérogénéité et l‟on insère les apprenants dans des contextes significatifs, avec des tâches qui ont un but et qui les conduisent à agir en situation réelle et/ou simulée.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_ProducaoEscritaTurmas.pdf14,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons