SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

A model for the enhancement of autonomy

Imagem de Miniatura

Data

01-01-2008

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

SILVA, Walkyria Magno e. A model for the enhancement of autonomy. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 24, n. spe, p. 469-492, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/delta/v24nspe/05.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502008000300005>.

DOI

Este artigo apresenta um modelo para o fomento da autonomia dos aprendentes, mostra alguns resultados alcançados na aplicação desse modelo e discute desafios ainda a serem enfrentados. O modelo comporta a investigação de áreas problemáticas do processo individual de aprendizagem de cada sujeito, a identificação de seus estilos preferenciais de aprender, o uso de ferramentas tecnológicas para melhorar a autonomia na aprendizagem, o desenvolvimento de um leque maior de estratégias de aprendizagem de línguas e a implementação de rotinas de auto-monitoramento e auto-avaliação. Este modelo tem sido aplicado nos últimos três anos com alunos de Letras cursando Licenciaturas em Alemão, Francês ou Inglês. Três ordens de resultados emergem dos dados da pesquisa: primeiramente, o modelo provou sua eficácia em prover um andaime para a aprendizagem autônoma de línguas dos alunos; em segundo lugar, as experiências de aprendizagem autônoma vividas pelos futuros professores de línguas poderão ser espelhadas em suas vidas profissionais futuras com seus próprios alunos; finalmente, os dados emanados dos participantes da pesquisa podem lançar uma luz sobre a variedade de maneiras pelas quais as pessoas aprendem no contexto local.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Instituição

Sigla da Instituição

Instituto

Programa

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI