A model for the enhancement of autonomy

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2008

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SILVA, Walkyria Magno e. A model for the enhancement of autonomy. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 24, n. spe, p. 469-492, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/delta/v24nspe/05.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502008000300005>.

DOI

Este artigo apresenta um modelo para o fomento da autonomia dos aprendentes, mostra alguns resultados alcançados na aplicação desse modelo e discute desafios ainda a serem enfrentados. O modelo comporta a investigação de áreas problemáticas do processo individual de aprendizagem de cada sujeito, a identificação de seus estilos preferenciais de aprender, o uso de ferramentas tecnológicas para melhorar a autonomia na aprendizagem, o desenvolvimento de um leque maior de estratégias de aprendizagem de línguas e a implementação de rotinas de auto-monitoramento e auto-avaliação. Este modelo tem sido aplicado nos últimos três anos com alunos de Letras cursando Licenciaturas em Alemão, Francês ou Inglês. Três ordens de resultados emergem dos dados da pesquisa: primeiramente, o modelo provou sua eficácia em prover um andaime para a aprendizagem autônoma de línguas dos alunos; em segundo lugar, as experiências de aprendizagem autônoma vividas pelos futuros professores de línguas poderão ser espelhadas em suas vidas profissionais futuras com seus próprios alunos; finalmente, os dados emanados dos participantes da pesquisa podem lançar uma luz sobre a variedade de maneiras pelas quais as pessoas aprendem no contexto local.

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SILVA, Walkyria Magno e. A model for the enhancement of autonomy. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 24, n. spe, p. 469-492, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/delta/v24nspe/05.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502008000300005>.