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dc.creatorCARVALHO NETO, José Alves de-
dc.date.accessioned2015-02-02T12:06:43Z-
dc.date.available2015-02-02T12:06:43Z-
dc.date.issued2014-02-26-
dc.identifier.citationCARVALHO NETO, José Alves de. Pesagem em movimento e caracterização do tráfego ferroviário com uso da técnica B-WIM. 2014. 87 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6254-
dc.description.abstractThis Master’s Thesis presents the development of algorithms for application of Bridge- Weigh In Motion (B-WIM) for weighing moving trains and method for the characterization of rail traffic, allowing up to obtain information about the speed of passage of trains , number and axle spacing. The B-WIM systems from a simple instrumentation for determining the axle loads of moving vehicles, eliminating the dynamic effect. The algorithms for determining the values related the geometry of the train and axle loads were implemented, which was validated from a theoretical example, where we simulated the passage of a train of known characteristics over the bridge and axle loads were determined 100% accuracy. In addition, a numerical example was done in finite element method, of a reinforced concrete viaduct for application of the method, where was determine axle loads for different speeds of train passage. In order to reduce the processing time of the analysis in the numerical example, an algorithm for generating the numerical model nodal loads was implemented that have reduced processing time by 96% compared to the analysis of multi-step, which automatically simulates the passage of the train over the structure. Finally, the method was tested on a real case from monitoring tests realized on a reinforced concrete viaduct in the Carajás Railroad. Although it was not possible to determine the axle load locomotive, it was possible to measure accurately the gross weight of the locomotive when using the constitutive model of Collins and Mitchell (1991) for concrete.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2015-01-27T18:33:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) Dissertacao_PesagemMovimentoCaracterizacao.pdf: 5817774 bytes, checksum: bffe4c7106d0747f52959b54504702a0 (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectEngenharia de estruturaspt_BR
dc.subjectTransporte ferroviáriopt_BR
dc.subjectMedição de tráfegopt_BR
dc.subjectSistemas de pesagem em movimentopt_BR
dc.subjectAlgoritmo para pesagempt_BR
dc.subjectAlgoritmo de Mosespt_BR
dc.subjectMétodo Bridge-Weigh In Motionpt_BR
dc.subjectB-WIMpt_BR
dc.titlePesagem em movimento e caracterização do tráfego ferroviário com uso da técnica B-WIMpt_BR
dc.title.alternativeWeighing in motion and characterization of the rail traffic with using the technique B-WIMpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Tecnologia-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::FERROVIAS PROJETOS E CONSTRUCAO-
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACOES DE TRANSPORTES::ENGENHARIA DE TRAFEGO-
dc.contributor.advisor1VELOSO, Luís Augusto Conte Mendes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9476653308517248-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2300731049889905-
dc.description.resumoNesta dissertação é apresentado o desenvolvimento de algoritmos para aplicação do método Bridge-Weigh In Motion (B-WIM) para a pesagem em movimento de trens e para a caracterização do tráfego ferroviário, permitindo-se obter informações sobre a velocidade de passagem dos trens, número e espaçamento entre eixos. Os sistemas B-WIM a partir de uma simples instrumentação permitem determinar as cargas por eixo de veículos em movimento, eliminando o efeito dinâmico. Foram implementados os algoritmos para a determinação dos valores referentes a geometria do trem e das cargas, que foi validado a partir de um exemplo teórico, onde se simulou a passagem de um trem de características conhecidas sobre a ponte e as cargas por eixos foram determinadas com 100% de exatidão. Além disso, foi feito um exemplo numérico em elementos finitos, de um viaduto em concreto armado para aplicação do método, onde foi feita a determinação das cargas por eixo para diferentes velocidades de passagem do trem. A fim de reduzir o tempo de processamento nas análises do exemplo numérico, foi desenvolvido um algoritmo para a geração de cargas nodais no modelo numérico que reduziram o tempo de processamento em até 96% quando comparado com a análise de múltiplos passos (“Multi-Step”), que simula automaticamente a passagem do trem sobre a estrutura. Finalmente, o método foi testado em um caso real a partir de monitorações realizadas em um viaduto de concreto armado da Estrada de Ferro Carajás. Apesar de não ter sido possível a determinação das cargas por eixo da locomotiva, foi possível medir precisamente o peso bruto total da locomotiva quando se utilizou o modelo constitutivo de Collins & Mitchell (1991) para o concreto.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civil-
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