Avaliação das práticas e conhecimentos de profissionais da atenção primária à saúde sobre vigilância do desenvolvimento infantil

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2003-12

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FIGUEIRAS, Amira Consuêlo de Melo et al. Avaliação das práticas e conhecimentos de profissionais da atenção primária à saúde sobre vigilância do desenvolvimento infantil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 19, n. 6, p. 1691-1699, dez. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csp/v19n6/a13v19n6.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000600013>.

DOI

O objetivo desta pesquisa foi avaliar os conhecimentos e práticas relacionados à vigilância do desenvolvimento da criança de 160 profissionais que atuam na atenção primária à saúde, no Município de Belém, Pará. Foram selecionados 40 médicos e 40 enfermeiros de Unidades Municipais de Saúde (UMS), e 40 médicos e 40 enfermeiros do Programa da Família Saudável (PFS). Na avaliação dos conhecimentos por meio da aplicação de teste objetivo, o percentual de acerto foi de 63,7% para médicos das UMSs, 57,3% para médicos do PFS, 62,1% para os enfermeiros do PFS e 54,3% para enfermeiros das UMSs. Na avaliação das práticas, apenas 21,8% das mães informaram que foram indagadas sobre o desenvolvimento dos seus filhos, 27,6% que o profissional perguntou ou observou o desenvolvimento da sua criança e 14,4% que receberam orientação sobre como estimulá-las. Concluímos que médicos e enfermeiros da atenção primária no Município de Belém apresentam deficiências nos conhecimentos sobre desenvolvimento infantil e que a vigilância do desenvolvimento não é realizada de forma satisfatória, sendo necessárias sensibilização e capacitação dos profissionais para esta prática.

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FIGUEIRAS, Amira Consuêlo de Melo et al. Avaliação das práticas e conhecimentos de profissionais da atenção primária à saúde sobre vigilância do desenvolvimento infantil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 19, n. 6, p. 1691-1699, dez. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csp/v19n6/a13v19n6.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000600013>.