Intervention in autism: social engagement implemented by caregivers

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2015-04

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SANTOS, Adrine Carvalho dos et al. Intervention in autism: social engagement implemented by caregivers. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 25, n. 60, p. 67-75, abr. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v25n60/1982-4327-paideia-25-60-0067.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/1982-43272560201509>.

DOI

Envolver-se em estados de engajamento social com seus cuidadores é um déficit central de crianças com autismo. Este estudo verificou a efetividade de uma intervenção com cuidadores para a promoção de engajamento social em suas crianças com autismo. As interações de sete díades foram filmadas antes, durante e após a intervenção para registro da duração de onze estados de engajamento da atenção infantil, categorizados como social (ES) ou não social (ENS). Oito horas de intervenção foram divididas em encontros grupais e em monitoramentos individuais. Após a intervenção foram observadas diferenças significativas no aumento de ES e na diminuição de ENS e esses ganhos foram mantidos na avaliação de seguimento. O aumento em ES estava positivamente associado ao grau de adesão das cuidadoras ao tratamento. Concluímos que intervenções de curta duração podem capacitar cuidadores como mediadores competentes para aumentar engajamentos sociais.

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SANTOS, Adrine Carvalho dos et al. Intervention in autism: social engagement implemented by caregivers. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 25, n. 60, p. 67-75, abr. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v25n60/1982-4327-paideia-25-60-0067.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/1982-43272560201509>.