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dc.creatorKHOURY, Hilma Tereza Tôrres-
dc.creatorGÜNTHER, Isolda de Araújo-
dc.date.accessioned2016-02-12T11:52:00Z-
dc.date.available2016-02-12T11:52:00Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationKHOURY, Hilma Tereza Tôrres; GÜNTHER, Isolda de Araújo. Processos de auto-regulação no curso de vida: controle primário e controle secundário. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 144-152, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v22n1/19.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2016. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000100019>.pt_BR
dc.identifier.issn1678-7153-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7084-
dc.description.abstractThis article discusses relevant concepts of life course perspective which are not very much diffused in Brazil: primary and secondary control. The former refers to efforts to change the environment so that it fits individual's needs. The latter involves efforts to fit in with the environment. The original definitions are presented as a two-process model of control in contrast to one-process models such as learned helplessness. Furthermore, it discusses a conceptual revision, which modified and expanded these constructs as a bi-dimensional model that relates primary and secondary control to the concepts of selection and compensation. In process of arguing about those, suggestions are presented for thinking and expanding the theoretical and conceptual discussion of these constructs.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cleide Dantas (cleidedantas@ufpa.br) on 2016-02-11T17:13:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22190 bytes, checksum: 19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97d (MD5) Artigo_ProcessosAutoRegulacao.pdf: 73174 bytes, checksum: f66adda6c05ffbc40803b432c44d3a7f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2016-02-12T11:52:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22190 bytes, checksum: 19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97d (MD5) Artigo_ProcessosAutoRegulacao.pdf: 73174 bytes, checksum: f66adda6c05ffbc40803b432c44d3a7f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-02-12T11:52:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22190 bytes, checksum: 19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97d (MD5) Artigo_ProcessosAutoRegulacao.pdf: 73174 bytes, checksum: f66adda6c05ffbc40803b432c44d3a7f (MD5) Previous issue date: 2009en
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutorregulaçãopt_BR
dc.subjectControle primáriopt_BR
dc.subjectControle secundáriopt_BR
dc.subjectControle (Psicologia)-
dc.titleProcessos de auto-regulação no curso de vida: controle primário e controle secundáriopt_BR
dc.title.alternativeSelf-regulation processes in the life-course: primary and secondary controlpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoEste artigo discute conceitos relevantes à perspectiva do curso de vida, porém pouco difundidos no Brasil: controle primário e controle secundário. O primeiro se refere aos esforços que o indivíduo empreende para adaptar o ambiente às suas necessidades; o segundo, para se adaptar ao ambiente. Apresenta-se a formulação original dos conceitos como modelo de dois processos de controle, em oposição a modelos de processo único, como o do desamparo aprendido. Em seguida, discute-se revisão conceitual que trouxe modificação e ampliação para estes construtos, concebendo-os em um modelo bidimensional que articula controle primário e secundário com os conceitos de seleção e compensação. Nesse processo, apresentam-se contribuições no intuito de estimular a reflexão e expandir a discussão teórico-conceitual que envolve estes construtos.pt_BR
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