Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7094
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Dez-2003
Autor(es): LOPES, Lene Wilma Rodrigues
MAGALHÃES, Celina Maria Colino
IZAR, Patrícia
Título: Interações entre pré-escolares: possibilidades de análises
Título(s) alternativo(s): Interactions among pre-school children: possibilities for analysis
Citar como: LOPES, Lene Wilma Rodrigues; MAGALHÃES, Celina Maria Colina; MAURO, Patrícia Izar. Interações entre pré-escolares: possibilidades de análises. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, DF, v. 23, n. 4, p. 82-87, dez. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pcp/v23n4/v23n4a13.pdf>. Acesso em: 4 fev. 2016. <http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932003000400013>.
Resumo: Buscou-se, neste trabalho, construir a rede de relações sociais entre pré-escolares e analisar a pertinência das metodologias utilizadas para a coleta e análise dos dados. Participaram dezessete pré-escolares de uma escola privada em Belém-PA. Os dados foram coletados através de teste sociométrico e observação comportamental. A estrutura do grupo foi analisada a partir da rede de relações sociais, construída através de Árvores Geradoras Mínimas (Teoria dos Grafos). Os resultados mostraram preferências por parcerias diferentes no teste sociométrico e no comportamento interativo. As duas medidas complementaram-se. O uso da Teoria dos Grafos demonstrou-se relevante por possibilitar análises quantitativa e qualitativa do fenômeno social.
Abstract: The study aimed to construct the network of social relations among pre-school students and evaluate the methods used for the collection and analysis of data. The study involved seventeen children from a private school in Belém, Pará. The data were collected using sociometric tests and behavioral observations. Group structure was analyzed through the network of social relations, constructed by the Minimum Spanning Trees (Graphs Theory). The results demonstrated preferences for different partners when comparing sociometric tests and interactive behavior. The two measures were considered complementary. The results support the use of Graphs Theory as a means of analyzing a social phenomenon both quantitatively and qualitatively.
Palavras-chave: Crianças
Interação social
Redes sociais
Teoria dos Grafos
Escola privada
Belém - PA
Pará - Estado
ISSN: 1414-9893
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - NTPC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_InteracoesPreEscolares.pdf693,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons