Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7102
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Issue Date: | Jun-2015 |
metadata.dc.creator: | HAYDU, Verônica Bender FERNANDES, Ana Carolina Zuanazzi ASSIS, Grauben José Alves de KATO, Olivia Misae |
Title: | Ensino de leitura de sentenças: contribuições da análise do comportamento |
Other Titles: | Teaching of sentence reading: contributions of behavior analysis |
Citation: | HAYDU, Verônica Bender et al. Ensino de leitura de sentenças: contribuições da análise do comportamento. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 31, n. 2, p. 145-154, jun. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v31n2/0102-3772-ptp-31-02-0145.pdf>. Acesso em: 16 fev. 2016. <http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015021869145154>. |
metadata.dc.description.resumo: | O paradigma da equivalência de estímulos tem sido pouco usado para estudar o ensino de leitura de sentenças. Assim, o presente estudo avaliou o efeito de um procedimento de ensino e testes de relações condicionais seguidos pelo encadeamento de palavras sobre a leitura com compreensão de sentenças e a generalização de leitura. Participaram oito escolares, com 7 e 9 anos de idade. O procedimento incluiu pré e pós-teste, três fases de ensino e testes de leitura com compreensão, um teste de conectividade e um teste de construção de sentenças. A leitura de palavras e de sentenças melhorou do pré para o pós-teste em todos os casos, demonstrando que o procedimento foi efetivo para ensinar leitura com compreensão de sentenças. |
Abstract: | The stimulus equivalence paradigm has been used infrequently in studies of sentence reading. Therefore, the present study evaluated the effect of a procedure involving teaching and testing conditional relations followed by the chaining of words upon sentence reading with comprehension and reading generalization. Eight students, 7 to 9 years old, participated in the study. The procedure included a pre- and post-test, three teaching phases and reading with comprehension tests, a connectivity test, and a sentence construction test. Words and sentences reading improved from pre- to post-test in all cases, showing that the procedure was effective in teaching sentence reading with comprehension. |
Keywords: | Análise do comportamento Compreensão na leitura Psicologia da leitura Equivalência de estímulos Crianças Paraná - Estado |
ISSN: | 1806-3446 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Artigos Científicos - NTPC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo_EnsinoLeituraSentencas.pdf | 565,84 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License