Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7102
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Jun-2015
metadata.dc.creator: HAYDU, Verônica Bender
FERNANDES, Ana Carolina Zuanazzi
ASSIS, Grauben José Alves de
KATO, Olivia Misae
Title: Ensino de leitura de sentenças: contribuições da análise do comportamento
Other Titles: Teaching of sentence reading: contributions of behavior analysis
Citation: HAYDU, Verônica Bender et al. Ensino de leitura de sentenças: contribuições da análise do comportamento. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 31, n. 2, p. 145-154, jun. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v31n2/0102-3772-ptp-31-02-0145.pdf>. Acesso em: 16 fev. 2016. <http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015021869145154>.
metadata.dc.description.resumo: O paradigma da equivalência de estímulos tem sido pouco usado para estudar o ensino de leitura de sentenças. Assim, o presente estudo avaliou o efeito de um procedimento de ensino e testes de relações condicionais seguidos pelo encadeamento de palavras sobre a leitura com compreensão de sentenças e a generalização de leitura. Participaram oito escolares, com 7 e 9 anos de idade. O procedimento incluiu pré e pós-teste, três fases de ensino e testes de leitura com compreensão, um teste de conectividade e um teste de construção de sentenças. A leitura de palavras e de sentenças melhorou do pré para o pós-teste em todos os casos, demonstrando que o procedimento foi efetivo para ensinar leitura com compreensão de sentenças.
Abstract: The stimulus equivalence paradigm has been used infrequently in studies of sentence reading. Therefore, the present study evaluated the effect of a procedure involving teaching and testing conditional relations followed by the chaining of words upon sentence reading with comprehension and reading generalization. Eight students, 7 to 9 years old, participated in the study. The procedure included a pre- and post-test, three teaching phases and reading with comprehension tests, a connectivity test, and a sentence construction test. Words and sentences reading improved from pre- to post-test in all cases, showing that the procedure was effective in teaching sentence reading with comprehension.
Keywords: Análise do comportamento
Compreensão na leitura
Psicologia da leitura
Equivalência de estímulos
Crianças
Paraná - Estado
ISSN: 1806-3446
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Artigos Científicos - NTPC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_EnsinoLeituraSentencas.pdf565,84 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons