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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Dec-2015
metadata.dc.creator: RICCI, Magda Maria de Oliveira
LIMA, Luciano Demetrius Barbosa
Title: Letrados da Amazônia Imperial e saberes das populações analfabetas durante a Revolução Cabana (1835-1840)
Other Titles: Intellectuals of the Imperial Amazon and wisdom of illiterate populations during the Cabana Revolution (1835-1840)
Intelectuales en la Amazonia Imperial y la sabiduría del poblaciones analfabetas durante la Revolución Cabana (1835-1840)
Citation: RICCI, Magda; LIMA, Luciano Demetrius Barbosa. Letrados da Amazônia Imperial e saberes das populações analfabetas durante a Revolução Cabana (1835-1840). Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 63, p. 845-867, dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v20n63/1413-2478-rbedu-20-63-0845.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2016. <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782015206303>.
metadata.dc.description.resumo: Neste artigo discute-se como alguns letrados e políticos da Amazônia compreenderam a cultura iletrada na Cabanagem, movimento ocorrido nessa região entre 1835 e 1840. Analisam-se relatórios de presidentes da província do Grão-Pará, estudos da época e centralmente a obra Motins políticos, do historiador e político imperial Domingos Antônio Raiol, o Barão de Guajará. Escrita entre as décadas de 1860 e 1890, a obra descreve as motivações para a guerra cabana pela ótica da ordem imperial, sobretudo após a ascensão do imperador D. Pedro II. Admite-se como hipótese que as mudanças educacionais e sociais, nascidas após os anos de 1870, embora tenham fomentado a criação de novas instituições escolares e ampliado o grau e a abrangência da instrução formal, elas também trouxeram temores na sua condução por se tratar de um local tão revolucionário quanto o Pará. Conclui-se que discutir os saberes cabanos - ainda que pela leitura arrevesada de Raiol - é criticar um tipo de educação formal, compreendendo o quanto ela pode desqualificar conhecimentos e saberes informais de mundo.
Abstract: This article discusses how some academics and politicians in Brazilian Amazonia understood the illiterate culture movements like Cabanagem in the region between 1835 and 1840. It reports the presidents of Pará province, time studies and political work are examined and in the center, the work Motins políticos, written by historian and political imperial Domingos Antônio Raiol, Guajará Baron. Written between 1860 and 1890, the book describes the motivations for the cabanos war from the perspective of imperial order, especially after the rise of Emperor Dom Pedro II. It is recognized as a hypothesis that educational and social changes, born after the 1870s, although they have encouraged the creation of new educational institutions and expanded the degree and extent of formal education, they also brought fears about the way driving, since it is such a revolutionary place like Pará conclude that discuss cabanos knowledge - although the tortuous Raiol reading - is criticizing a formal education, including how much can disqualify the knowledge and understanding of the informal world.
metadata.dc.description.resumen: En este artículo se discute cómo algunos académicos y políticos en Amazon Brasileña entendieron la cultura analfabeta en movimientos como la Cabanagem en la región entre 1835 y 1840. En él se examinan los informes de los presidentes de Pará provincia, estudios de tiempo y el trabajo político y en el centro, la obra Motins políticos, escrita por el historiador y político imperial Domingos Antônio Raiol, Guajará Baron. Escrito entre los años 1860 y 1890, la obra describe las motivaciones para la guerra cabana desde la perspectiva del orden imperial, sobre todo después de la subida del emperador Don Pedro II. Se reconoce como hipótesis que los cambios educativos y sociales, nacidos después de la década de 1870, a pesar de que han fomentado la creación de nuevas instituciones educativas y ampliado el grado y el alcance de la educación formal, también trajeron temores sobre su forma de conducir, ya que es un lugar tan revolucionario como el Pará concluir que discutir cabanos conocimiento -aunque el Raiol lectura tortuosa- es criticar a un tipo de educación formal, incluyendo cuánto puede descalificar el conocimiento y el conocimiento del mundo informal.
Keywords: Analfabetismo
Raiol, Domingos Antônio, 1830 -1912
Barão de Guajará
Cabanagem, 1835 -1840
Pará - Estado
Amazônia brasileira
ISSN: 1809-449X
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Artigos Científicos - FAHIS/IFCH

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