Paciente laringectomizado total: validação das características definidoras para o diagnóstico de enfermagem comunicação prejudicada

Imagem de Miniatura

Data

01-12-2002

Afiliação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

SANTANA, Mari Elizabeth de; SAWADA, Namie Okino. Paciente laringectomizado total: validação das características definidoras para o diagnóstico de enfermagem comunicação prejudicada. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, DF, v. 55, n. 6, p. 658-663, dez. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v55n6/v55n6a05.pdf>. Acesso em: 23 mar. 2016. <http://dx.doi.org/10.5935/0034-7167.20020047>.

DOI

Este estudo teve por objetivo validar as características definidoras do diagnóstico de enfermagem "Comunicação prejudicada ao paciente submetido à laringectomia total." Para sua realização, optou-se pelo modelo validação de conteúdo diagnóstico (CDV) de FEHRING (1986, 1987). Coletaram-se os dados por meio de uma escala de freqüência do tipo Likert, composta por vinte e seis características definidoras da lista oficial da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) e três características definidoras fictícias. Participaram do estudo vinte e seis enfermeiros assistenciais e docentes. Os resultados demonstraram uma CDV total de 0,84 para as características definidoras maiores e CDV total de 0,69 para as características definidoras menores. Reconheceu-se que o estudo validou as características definidoras preconizadas pela NANDA para o diagnóstico de enfermagem comunicação prejudicada.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Instituição(ões)

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

Instituto

Programa

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI