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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Dec-2016
metadata.dc.creator: PINHEIRO, Williams Jorge Correa
SANTOS, Caio Tobit Carvalho dos
SANTOS, Carla Marques do
LIMA, Claudia Cristina Carmo
SAMPAIO, Cristiane Aniceto
SANTOS, Daniela Araújo
PANTOJA, Derivan Alves
DIREITO, Eduardo R.
SOUSA, Eliane Costa de
MAIA, Élida Lopes Maia
NASCIMENTO, Maria de N. S. do
COSTA, Nubia Nazaré da
SANTOS, Paula Stephanie Sodré dos
SILVA, Samantha L. B. da
ASSUNÇÃO, Suelene Santana
SILVA, Vanessa Lopes da
OLIVEIRA, Waldinea costa de
Title: Serviço de referência em bibliotecas universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimento
Other Titles: Reference service in university libraries: in search of efficiency for the management of information and knowledge
Citation: PINHEIRO, Williams Jorge Correa et al. Serviço de referência em bibliotecas universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimento. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 76-90, jul./dez. 2016. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/435/547>. Acesso em: 02 fev. 2017.
metadata.dc.description.resumo: Apresentam-se os resultados de em estudo feito no decorrer da realização da disciplina Prática de Gestão de Unidades de Informação, da Faculdade de Biblioteconomia/ICSA-UFPA, sob a coordenação do professor Williams Jorge C. Pinheiro. Nessa fase, desenvolveu-se estudo sobre a eficiência do atendimento em bibliotecas universitárias do Campus Universitário do Guamá-UFPA, em Belém-PA. O projeto tem como principal objetivo implantar uma série de ações que busquem contribuir para melhor utilização dos espaços em bibliotecas universitárias, com a prioridade de propor a expansão do número de serviços de informação na área de atendimento ao usuário, tornando seus resultados mais eficazes, do ponto de vista da gestão da informação e do conhecimento. Adotou-se como metodologia desenvolver o projeto por meio de planos anuais, conforme o andamento dos períodos letivos na UFPA. Com base nos planos que serão definidos, foi oportuno integrar as ações com as áreas do ensino, da pesquisa e da extensão. Recorreu-se à técnica do brainstorming para definir ações implantadas; foram realizadas reuniões com os bibliotecários atuantes em Bibliotecas universitárias; foram aplicados questionários de pesquisa junto aos usuários; avaliou-se o nível de satisfação sobre o setor de atendimento ao usuário; buscou-se conhecer o grau de interesse por novos serviços oferecidos por bibliotecas; realizou-se pesquisa bibliográfica sobre recursos utilizados para eficiência nos aspectos da Lei da Acessibilidade e, finalmente, em uma reunião, foram apresentados os resultados para alguns bibliotecários do campus. O estudo teve como público alvo estudantes de diversos cursos da UFPA, com amostragem de 400 alunos participantes, o que representa 10% de usuários/dia que frequentam as bibliotecas do Campus do Guamá. Dessa forma, atingiuse 362 alunos (88%) de graduação e 38 alunos (12%) de pós-graduação, investigando-se o nível de satisfação dos usuários, especialmente, sobre o serviço de referênciaatendimento que as bibliotecas oferecem.
Abstract: We present the results of a study done in the course of carrying out the discipline Practice Management Information Unit, Faculty of Biblioteconomia/ICSAUFPA, under the coordination of Professor Williams Jorge C. Pinheiro. In this phase, we developed study on the efficiency of service in university libraries in the University Campus of Guamá-UFPA, in Belem, Pa. The project aims to implement a series of actions that seek to contribute to a better use of spaces in university libraries, with priority to propose expanding the number of information services at the user service area, making its most effective results, the point of view of the management of information and knowledge. It was adopted as a methodology to develop the project through annual plans, depending on the progress of semesters at UFPA. Based on plans that are defined, it was desirable to integrate the actions with the areas of teaching, research and extension. He appealed to the brainstorming technique to define the actions implemented; held meetings with active librarians in university libraries; applied research questionnaires with users; evaluated the level of satisfaction of the user service sector; It sought to determine the degree of interest in new services offered by libraries; held literature on resources used for efficiency in the aspects of accessibility of the law, and finally a meeting was presented the results for some of the campus librarians. The study had as target students of various courses of UFPA, with sampling of 400 students participating, representing 10% of users / day attending libraries Campus Guamá. Thus it reached to 362 students (88%) and 38 undergraduate students (12%) graduate, investigating the level of user satisfaction, especially on the reference services that libraries offer.
Keywords: Serviço de Referência
Biblioteca universitária
Gestão da informação
Gestão do conhecimento
Gestão de Unidades de Informação
Series/Report no.: Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
ISSN: 1980-6949
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Artigos Científicos - FABIB/ICSA

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