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Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Mar-2016
Autor(es): FAVACHO, Breno Inglis
VAZ, Jerson Rogério Pinheiro
MESQUITA, André Luiz Amarante
LOPES, Fábio
MOREIRA, Antonio Luciano Seabra
SOEIRO, Newton Sure
ROCHA, Otávio Fernandes Lima da
Afiliação do(s) Autor(es): FAVACHO, B. I.; VAZ, J. R. P.; MESQUITA, A. L. A.; LOPES, F.; MOREIRA, A. L. S.; SOEIRO, N. S. Universidade Federal do Pará
Título: Contribution to the marine propeller hydrodynamic design for small boats in the Amazon region
Título(s) alternativo(s): Contribuição ao projeto hidrodinâmico de propulsores marítimos voltados as pequenas embarcações da região Amazônica
Citar como: FAVACHO, Breno Inglis et al. Contribution to the marine propeller hydrodynamic design for small boats in the Amazon region. Acta Amazonica, Manaus, v. 46, n. 1, p. 37-46, Jan./Mar. 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7791. Acesso em:.
Resumo: Na Amazônia, a navegação é muito importante devido a extensão de rios navegáveis e a falta de redes rodoviárias alternativas. As embarcações geralmente trabalham em condições desfavoráveis, uma vez que não há relação entre a hidrodinâmica dos hélices, geometria e as dimensões do casco da embarcação. Atualmente, não há metodologia para otimização hidrodinâmica com baixo custo computacional e fácil implementação na região. O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de uma abordagem matemática voltada para o projeto de propulsores marítimos aplicados as embarcações tipicamente encontradas nos rios da Amazônia. Nós desenvolvemos uma formulação otimizada para o cálculo das distribuições de corda e ângulo de torção, considerando o modelo clássico de Glauert. Uma análise teórica para as relações de empuxo e torque em um volume de controle anular foi realizado. O modelo matemático utilizado foi baseado na teoria do momento do elemento de pá (BEMT). Concluímos que a nova metodologia, proposta neste trabalho, demonstra bom comportamento físico quando comparado com a teoria de Glauert e os dados experimentais do propulsor Wageningen B3-50.
Abstract: In the Amazon, river navigation is very important due to the length of navigable rivers and the lack of alternative road networks. Boats usually operate in unfavorable conditions, since there is no hydrodynamic relation among propellers, geometry, and the dimensions of the boat hull. Currently, there is no methodology for propeller hydrodynamic optimization with low computational cost and easy implementation in the region. The aim of this work was to develop a mathematical approach for marine propeller design applied to boats typically found on Amazon rivers. We developed an optimized formulation for the chord and pitch angle distributions, taking into account the classical model of Glauert. A theoretical analysis for the thrust and torque relationships on an annular control volume was performed. The mathematical model used was based on the Blade Element Momentum Theory (BEMT). We concluded that the new methodology proposed in this work demonstrates a good physical behavior when compared with the theory of Glauert and the experimental data of the Wageningen B3-50 propeller.
Palavras-chave: Navegação fluvial
Hidrodinâmica
Hélice marinhas
Barco
Modelo matemático
Engenharia mecânica
Título do Periódico: Acta Amazonica
ISSN: 1809-4392
País: Brasil
Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Sigla da Instituição: INPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: http://ref.scielo.org/rxjd2w
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1809-4392201501723
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