Artigos Científicos - FACHTO/CUNTINS

URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/7820

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Como pano de fundo ao império: a trajetória do fundamento histórico, de sua produção a sua publicação na imprensa joanina (1773-1819)
    (Universidade Federal do Pará, 2013-04) FELDMAN, Ariel
    Este artigo tem como objetivo seguir a trajetória de um texto, o Fundamento Histórico, desde sua produção em 1773 até sua publicação em periódicos do período joanino (1808-1821). O Fundamento Histórico é a introdução que Cláudio Manuel da Costa escreveu ao poema épico Vila Rica. Provavelmente concluído em 1773, este épico circulou de forma manuscrita até 1813, quando o jornal O Patriota (1813-1814) publicou apenas a introdução feita ao poema, dando a entender que era um trabalho apenas de cunho histórico, não poético. Hipólito da Costa, redator do Correio Braziliense (1808-1822), gazeta escrita em Londres, repetiu o procedimento, publicando em 1819 somente o Fundamento Histórico, como se ele fosse um trabalho avulso que tivesse como finalidade única reconstituir as origens da capitania de Minas Gerais. Defende-se aqui a tese de que esse texto foi apropriado pela imprensa joanina com o intuito de forjar a unidade dos territórios portugueses na América.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    The same Independence: the public performance of a unitarian partisan (Pernambuco, 1822-1823)
    (Universidade Federal do Pará, 2014-11-04) FELDMAN, Ariel
    Neste artigo, é analisada a atuação pública do Frei Miguel do Sacramento Lopes Gama na imprensa periódica entre 1822 e 1823. Os escritos jornalísticos de Frei Miguel procuraram construir o ideário de que, desfeita a unidade do Reino de Portugal e Brasil, a soberania passaria a uma nova unidade política, o Brasil. Conhecido nas províncias do norte como projeto do Rio de Janeiro, esse ideário lançou as bases de uma concepção de nação, prevendo poderes provinciais bastante reduzidos se comparados com o período anterior, o da vigência do constitucionalismo vintista.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Guerra aos extremos: polarização política em Pernambuco e a defesa do princípio de soberania nacional (1829-1831)
    (Universidade Federal do Pará, 2014-06) FELDMAN, Ariel
    Este artigo tem como objetivo analisar a polarização política observada em Pernambuco entre 1829 e 1831. O foco dessa análise é a atuação jornalística do monge beneditino Miguel do Sacramento Lopes Gama (1793-1852). Apesar de ser muito difícil definir a natureza dos projetos políticos defendidos por cada agrupamento, que expressavam suas ideias através da imprensa, é possível identificar a defesa de dois tipos distintos de soberania. Para o primeiro agrupamento, a noção de soberania nacional era o princípio basilar que deveria orientar a organização das instituições. O segundo agrupamento, que não pode ser rudemente definido como absolutista, ainda considerava a soberania monárquica um dos princípios organizadores da sociedade.