Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7926
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTAVARES, Mara Rodrigues-
dc.date.accessioned2017-03-20T14:56:30Z-
dc.date.available2017-03-20T14:56:30Z-
dc.date.issued2013-06-27-
dc.identifier.citationTAVARES, Mara Rodrigues. A imagem por fora: uma experiência “verbivocovisual” pelos caminhos da errância. Orientador: Luizan Pinheiro da Costa. 2013. 119 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7926. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7926-
dc.description.abstractThe photographic language, when it reaches the limit of its functional use, opens the potential to produce a new image, an opening to the field of art, within the images estate. A foreign image. Just as verbal language that diverge from its everyday use to become essential language. When these opening or folding processes are held, it can be said that these structures undergo a delirium in their senses. Within this perspective, this research is based on the concept of the out to point a pathway from where you may think about these delusional openings of the image, as well as the views of the paradoxes to observe how they happen and the notion of becoming to understand from where they become, in order to show and narrate the interactions that exist between: photo-document, photo-expression, colloquial language and essential language. Existing relationships in the photographic and literary languages, interfaces that are entwined in the research.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-03-20T14:55:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_ImagemPorFora.pdf: 3513929 bytes, checksum: 040a0f089857ac758fdd7c4e143ad2ff (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-03-20T14:56:30Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_ImagemPorFora.pdf: 3513929 bytes, checksum: 040a0f089857ac758fdd7c4e143ad2ff (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-20T14:56:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_ImagemPorFora.pdf: 3513929 bytes, checksum: 040a0f089857ac758fdd7c4e143ad2ff (MD5) Previous issue date: 2013-06-27en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectArte e literaturapt_BR
dc.subjectLinguagem fotográficapt_BR
dc.subjectLinguagem literáriapt_BR
dc.subjectInterpretação fotográficapt_BR
dc.titleA imagem por fora: uma experiência “verbivocovisual” pelos caminhos da errânciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Luizan Pinheiro da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5390750292706184pt_BR
dc.contributor.advisor-co1FRANCA-HUCHET, Patricia Dias-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9065267896846482pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8922603284620606pt_BR
dc.description.resumoA linguagem fotográfica, quando chega ao limite de seu uso funcional, abre as potencialidades para a produção de uma nova imagem, uma abertura para o campo da arte, dentro do domínio das imagens. Uma imagem estrangeira. Tal qual a linguagem verbal que “sai” de seu uso corriqueiro para ser linguagem essencial. Quando esses processos de aberturas ou de dobras se realizam, pode-se dizer que essas estruturas sofrem um delírio em seus sentidos. Dentro dessa perspectiva, a presente pesquisa funda suas bases no conceito do fora para apontar um caminho de onde se pode pensar essas aberturas delirantes da imagem, assim como as visões dos paradoxos para observar como elas acontecem e a noção do devir para entender em que elas se transformam, com o objetivo de mostrar e narrar as interações que existem entre: fotografia-documento, fotografia-expressão, linguagem coloquial e linguagem essencial. Relações essas existentes na linguagem fotográfica e na linguagem literária, que compõem interfaces que se entrelaçam na pesquisa.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ImagemPorFora.pdf3,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons