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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 27-Aug-2015
metadata.dc.creator: MENDES, Gilcélia Amaral
metadata.dc.contributor.advisor1: LIMA, Alcides Fernandes de
Title: Interferência da fala na escrita de alunos do sexto ano: descrição, análise e intervenção
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citation: MENDES, Gilcélia Amaral. Interferência da fala na escrita de alunos do sexto ano: descrição, análise e intervenção. 2015. 159 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional.
metadata.dc.description.resumo: No presente trabalho, tivemos como objetivo geral descrever e analisar a interferência da fala na escrita dos alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Belém-PA, com a finalidade de propor atividades que visem à melhoria da aquisição da escrita. A pesquisa, embasada na sociolinguística quantitativa, teve várias etapas: (i) coleta de dados; (ii) triagem e codificação dos dados; (iii) rodadas no programa estatístico VARBRUL; e (iv) análise dos resultados, com elaboração de tabelas e gráficos. O corpus totalizou 2.179 dados, distribuídos entre problemas de escrita por interferência da fala, equivalente a 1.360 ocorrências, e problemas inerentes à escrita (problemas de convenção ortográfica), equivalente a 819 ocorrências, sendo submetido à análise seguindo uma metodologia orientada de acordo com estudos da Sociolinguística Variacionista, fundamentada em Bortoni-Ricardo (2003, 2004), Cagliari (2009), Faraco (2012), Lemle (2003), Marcuschi (1997, 2007, 2010), Mollica (1998, 2013), entre outros. A análise dos resultados permitiu-nos concluir que os alunos chegam ao 6.º ano do Ensino Fundamental apresentando ainda mais problemas de interferência da fala em sua escrita (62%), do que aqueles relativos à falta de familiaridade do educando com as convenções ortográficas (38%); e também que esses problemas estão correlacionados tanto a fatores socioeconômicos (sexo, renda, escolaridade dos pais), quanto a linguísticos (gênero textual, classe gramatical, natureza do item lexical e tonicidade da palavra ou expressão). A partir dessas conclusões, elaboramos uma proposta didático-metodológica cujo objetivo foi o de intervir perante essas dificuldades apresentadas, para que os alunos possam avançar às séries/anos subsequentes com menos dificuldades em sua escrita e, consequentemente, adquirindo maior competência linguística.
Abstract: In this paper, we had as main objective to describe and analyze the interference of speech in the writing of students of the 6th of an elementary public school in the city of Belém-PA, in order to propose activities aimed at improving acquisition writing.The research, based on quantitative sociolinguistics, it had some steps: (i) data collection; (ii) screening and data encryption; (iii) roll of the dice in the statistical program VARBRUL; and (iv) analysis of data, preparation of charts and graphs. The corpus totaled 2.179 data distributed among writing problems by speech interference problems, equivalent to 1.360 occurrences and problems of writing (spelling convention problems), equivalent to 819 occurrences, being subjected to analysis following a targeted approach according to studies from Variacionist Sociolinguistic, based on Bortoni-Ricardo (2003, 2004), Cagliari (2009), Faraco (2012), Lemle (2003), Marcuschi (1997, 2007, 2010), Mollica (1998, 2013), among others. The results allowed us to conclude that students come to the 6th grade of elementary school presenting further interference of speech problems in your writing (62%) than those related to the lack of student's familiarity with the spelling conventions (38%); and also that these problems are correlated both socioeconomic factors (sex, income, parental education), and the language (genre, part of speech, nature of the lexical item and tone of the word or phrase). From these findings, we developed a didactic-methodological approach whose objective was to intervene before these difficulties presented, so that students can go forward to the series/ subsequent years with no more difficulties on writing and, thus acquiring greater language proficiency.
Keywords: Sociolinguística variacionista
Língua portuguesa
Escrita - Ensino fundamental
Interferência da fala na escrita
Práticas pedagógicas
Belém - PA
Pará - Estado
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC

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