Artigos Científicos - ICA

URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/8076

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 11 de 11
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Sala Odeon: contribuições para a História do Cinema na Amazônia: a recepção e a exibição cinematográficas no início do século XX
    (Universidade Federal do Tocantins, 2020) MELO, Ana Claudia da Cruz; SILVA, Carmen Lucia Souza da; GRACIO, Felipe Giuseppe de Albuquerque
    Neste trabalho, apresentamos os resultados da pesquisa que se deteve sobre a história da sala de diversões Odeon, erguida em Belém do Pará, no Brasil, no início do século XX. À luz dos estudos de recepção, a pesquisa teve como objetivo levantar elementos que permitissem inferir sobre o perfil do público e a natureza das películas exibidas, durante a década de 1910, no contexto de uma cidade da Amazônia, que vivenciava os impactos econômicos e migratórios do Primeiro Ciclo da Exploração da Borracha (1850 a 1920). Para a operacionalização da metodologia dos estudos, visitamos as memórias do pioneiro do cinema espanhol, Ramón de Baños Martínez, sobre o período em esteve na capital paraense, contratado como projecionista, operador de câmera e fotógrafo. Também buscamos levantar informações sobre a programação da Odeon, nas páginas do jornal O Estado do Pará, periódico fundado em 1911. Movimento teórico metodológico norteado por Bernardet e Mascarello, quanto à necessidade da investigação sobre a História do Cinema Brasileiro ir além do campo da produção fílmica. A investigação revelou, entre outros aspectos, que mesmo já diante da predominância da exibição dos filmes importados, europeus e norte-americanos, o público estava sempre ávido pelas produções nacionais e, sobretudo, as locais, ovacionadas depois de se enfrentar longas filas e em sessões madrugada adentro. Revelam-se ainda as audiências colossais de filmes pornográficos, exclusivamente para as plateias masculinas, vendidos como milagroso elixir para os problemas de sexualidade.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    As telenovelas brasileiras como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade
    (Universidade Federal do Acre, 2020-12) MELO, Ana Claudia da Cruz
    Compreendidas por nós como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade, as telenovelas brasileiras por décadas promovem, no País, campos de germinação de problemáticas morais, mobilizam práticas sociais e respondem por uma produção incalculável de discursos de sexo. Neste trabalho, apresentamos como essa dinâmica se materializou por meio de cartas dos leitores do Jornal do Brasil (JB), entre os anos de 1978 e 2000, onde os telespectadores, movidos pelas primeiras representações das temáticas e/ou personagens LGBT‟s nas telenovelas do País, protagonizam um extenso debate sobre censura, novas formas de controle, liberdade de expressão e democracia pós-ditadura militar. Também demonstramos como este debate sustentou e sustenta os argumentos para emissão das Portarias de Classificação Etária do Governo até os dias de hoje. Para rastrear estas controvérsias provocadas pelas telenovelas, consideramos as recomendações metodológicas de Bruno Latour que propõe dar voz aos “atores” (grupos, porta-vozes, antigrupos) das discussões. Isto é, buscar identificar onde se origina e o que move suas ações e onde residem as controvérsias. A partir das quais, nos detemos nas discursividades, enunciados e performativos de gênero, segundo as compressões de Foucault, Butler, Preciado e Eribon. Trazemos resultados de análises como fundamentos para compreensão de que, enquanto tecnologias sociais, as telenovelas brasileiras têm no sexo um dos seus principais instrumentais e suportes.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Percursos formativos da Museologia na Amazônia paraense
    (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2022) SILVA, Carmen Lucia Souza da
    Com o objetivo de celebrar os 90 anos da formação em Museologia no Brasil, o artigo apresenta, com ênfase no contexto da Amazônia paraense, percursos formativos que contribuíram para o campo dos estudos da Museologia no país, iniciando no século XIX. Traça esta trajetória por meio de discursividades e de práticas constitutivas de um ideal de museu e de sua importância, envolto em ações de ensino e pesquisa, ainda na sociedade brasileira oitocentista. Prossegue visitando alguns marcos que iriam, no final da primeira década do século XXI, resultar na criação do primeiro curso de bacharelado em Museologia do Norte do país, vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA), em meio à expansão das instituições de ensino superior brasileiras e à inserção de uma política nacional de valorização da cultura e do patrimônio. Conclui-se demonstrando caminhos atuais trilhados pela formação em Museologia na região.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Museus e Patrimônio: Pensamento Cibertecnológico e Cultura Digital
    (Universidade de Brasília, 2021-12) SILVA, Carmen Lucia Souza da; MELO, Ana Claudia da Cruz
    Neste trabalho, apresentamos uma reflexão sobre como as tecnologias digitais altera- ram, nas últimas décadas e, inclusive, em um contexto de isolamento social motivado pela pandemia da Covid-19, a maneira como vi- venciamos os museus e o patrimônio cultural. Revisitamos ideias e pensamentos de teóricos como Wiener, Haraway, Preciado e Levy para refletir, da cibernética ao ciborgue e à cultura datacêntrica, sobre estas transformações ao considerar a inter-relação entre sujeito-tec nologia-sociedade. Para isso também pontua mos marcos formativos ou históricos, no Bra sil e no mundo, que culminam em uma gama de recursos que expandem memórias e espa ços museológicos com o impulso de cibertec nologias. Adventos que estão na base do que se nomina cultura digital, onde a sociedade se remodela afetada por adendos tecnológicos. Trazemos, ainda, resultados de cartografias de espaços na internet de instituições museais brasileiras, realizadas entre 2018 e 2020, que sinalizam o quão estamos em um processo de imersão na cultura digital.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Do Patrimonium ao Patrimônio Digital 3.0
    (Universidade de Brasília, 2021-12) VIEIRA, Ana Lidia Marreiros Tavares; SILVA, Carmen Lucia Souza da
    Este trabalho apresenta a transformação conceitual do termo patrimônio desde a sua origem latina patrimonium até o Patrimônio Digital 3.0. A análise da dinâmica entre sujeito-tecnologia-patrimônio nas fases da internet permitiu investigar as etapas do Patrimônio Digital. As proposições sobre esta categoria nortearam-se pela Carta Sobre la Preservación del Patrimônio Digital da UNESCO e pe- las discussões de Addison para o Patrimônio Digital 1.0 e 2.0. Para então, refletir sobre a constituição do Patrimônio Digital 3.0 a partir da relação com a Web 3.0, marcada pelo algoritmo e pela busca semântica. Realizou-se uma revisão da literatura de pesquisas publicadas entre 2014 e 2019 nas plataformas Google Acadêmico, Science Direct e Periódicos CAPES. Assim, ao tecer as características do Pa trimônio Digital 3.0, identificou-se a natureza heterosemântica dos objetos patrimoniais digitais 3.0, afetada pelo ambiente heterotópico. Com este percurso, esperou-se evidenciar a urgência de legislações e critérios específicos para a preservação do Patrimônio Digital.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Inteligência Artificial, Museus e Patrimônio: entrevista com Lucia Santaella
    (Universidade de Brasília, 2021-12) SILVA, Carmen Lucia Souza da
    Lucia Santaella é pesquisadora 1 A do CNPq. É professora titular no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com doutoramento em Teoria Literária na PUC-SP e Livre-Docência em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). É Coordenadora da Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital. Recebeu o prêmio Jabuti em 2002, 2009, 2011 e 2014, o Prêmio Sergio Motta, Liber, em Arte e Tecnologia, em 2005, e o prêmio Luiz Beltrão - maturidade acadêmica, em 2010. Desde 1996 tem feito estágios de pós-doutorado em Kassel, Berlin e Dagstuhl, Alemanha, sob os auspícios do DAAD/Fapesp. Tem 51 livros publicados, dentre os quais seis são em coautoria e dois de estudos críticos. Organizou 26 livros e publicou perto de 500 artigos no Brasil e Exterior. Suas áreas mais recentes de pesquisa são: Comunicação, Semi-ótica Cognitiva e Computacional, Inteligência Artificial, Estéticas Tecnológicas e Filosofia e Metodologia da Ciência. Nesta entrevista, Lucia Santaella trata sobre Inteligência Artificial e as transformações tecnológicas em curso que afetam os Museus e o Patrimônio Cultural, englobando questões epistemológicas e sociais.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Museus, Espaços e Tecnologias Digitais: entrevista com Lucrécia D’alessio Ferrara
    (Universidade de Brasília, 2021-12) SILVA, Carmen Lucia Souza da
    Lucrécia D’Alessio Ferrara é doutora em Literatura Brasileira pela Pontifícia Univer- sidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e livre-docente pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP). É professora titular emérita da PUC- -SP e professora titular aposentada da USP. Atualmente exerce a função de professora titular junto ao programa de pós-graduação em Comunicação e Semiótica da Universida- de Católica de São Paulo e líder do Grupo de Pesquisa Espaço-Visualidade/Comunicação- -Cultura (ESPACC). Seus interesses de estudo estão voltados para a epistemologia da comu- nicação em suas possíveis interfaces temáti- cas com a cultura, a semiótica, a arquitetura, a cidade e o design. Nesta entrevista, Lucrécia D’Alessio Ferrara discute o museu por tem- pos e espaços, inclusive diante das tecnologias digitais, e ainda discorre sobre Museologia e Comunicação.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Museologia e cultura digital
    (Universidade de Brasília, 2021-12) SILVA, Carmen Lucia Souza da; SILVA, Rita de Cassia Maia da; MAGALDI, Monique Batista
    Apresentação do Dossiê Museologia e Cultura Digital
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Experiências e reflexões sobre espaços urbanos de patrimônio e arte pública a partir da dimensão sociotécnica
    (Universidade Federal de Alagoas, 2014) SILVA, Carmen Lucia Souza da
    Este artigo para além de apresentar a experiência, na Internet, do Projeto Transcodificações Urbanas, de virtualização dos monumentos, realizado em Belém do Pará, propõe uma reflexão teórica sobre como uma ordem sociotécnica vem efetivamente mudando não apenas formas de interação e produção, mas especialmente se voltam a vivências em espaços efetivos urbanos, permeados por patrimônios relacionados à Arte Pública, compreendidos como espaços sob afetação do processo de musealização. Problematiza os usos sociais do patrimônio e os meios digitais e virtuais, seja como forma de socializar informação e conhecimento ou de consolidação de um espaço de acesso à memória e de vivência do patrimônio cultural presente nas cidades. Esta abordagem teórico-reflexiva fundamenta-se, entre outros, em autores como Canclini (2006) quando trata dos monumentos históricos na América Latina, Levy (1999) e sua abordagem acerca da desterritorialização, Castells (2003) e Fausto Neto (2008) ao discutirem acerca da dimensão sociotécnica.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Gilberto Freyre entre o frevo e o samba no carnaval do Recife
    (Universidade Federal do Pará, 2016-11) MENEZES NETO, Hugo
    O carnaval do Recife esteve entre os interesses de Gilberto Freyre, que, mais especificamente, se preocupava com a influência dos ritmos e práticas carnavalescas do Rio de Janeiro na festa pernambucana. Este artigo busca relacionar as ideias presentes em alguns de seus textos sobre esse tema ao repertório mais amplo de seu pensamento acerca da formação da sociedade brasileira. Balizado pela leitura de obras importantes de Freyre e no diálogo com a crítica sociológica a ele dedicada, o esforço empreendido é o de burilar o jogo comparativo e metonímico que o autor agencia, ao localizar as representações do Recife e do Rio de Janeiro em polos opostos do binômio tradição e modernidade. A relação entre o frevo e o samba fornece novo ângulo para o enfoque dos temas da "adaptação", "influências transregionais" e "equilíbrio dos contrários" que permeiam sua obra.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Fronteiras étnicas nos repertórios musicais das 'festas de santo' em São Gabriel da Cachoeira (alto rio Negro, AM)
    (Universidade Federal do Pará, 2007-04) BARROS, Líliam Cristina da Silva; SANTOS, Antônio Maria de Souza
    Este artigo tem como objetivo demonstrar os mecanismos através dos quais índios em situação de contato, na zona urbana de São Gabriel da Cachoeira, manifestam sua pertença étnica. Em meio ao contexto das festas de santo, repertórios musicais evidenciam as fronteiras étnicas valendo-se da língua como principal sinal diacrítico de identidade.