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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8186
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 13-Jun-2016 |
metadata.dc.creator: | PINHEIRO, Márcia de Souza |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SARMENTO-PANTOJA, Tânia Maria Pereira |
Title: | Corpos fraturados e insubmissos nas colagens de Max Martins |
Citation: | PINHEIRO, Márcia de Souza. Corpos fraturados e insubmissos nas colagens de Max Martins. 2016. 157 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Letras. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta dissertação objetiva analisar os corpos (objetos de arte) fraturados e insubmissos nas colagens de Max Martins, contemplando seus aspectos culturais, históricos, simbólicos, estéticos e intertextuais. Diante disso, investigamos o imaginário do corpo na história da arte a partir da Modernidade, ressaltando a intensa influência surrealista e a proeminente desumanização da obra de arte moderna, que empreende o homem como experiência artística, promovendo sua estilização; desse modo, observamos como essas influências se projetam nas colagens do poeta. Diante de algumas abordagens teóricas a respeito da história da arte, fragmentação e corpo, consideramos a interpretação de Ernest Gombrich (1978), Eliane de Moraes (2010), Ortega Y Gasset (1999) e Viviane Matesco (2009). Para as relações intertextuais nas colagens, utilizamos os textos de Antoine Compagnon (2007), Affonso Romano de Sant‘Ana (1983), Diana de Barros, José Fiorin (1994) e Linda Hutcheon (1985) que subsidiam esta discussão. |
Abstract: | This dissertation aims at analyzing the bodies (of art) fractured and unruly in the collages of Max Martins, considering its cultural, historical, aesthetic and intertextual. Therefore, we investigated the body imagery in art history from Modernity, highlighting the intense surrealist influence and outstanding dehumanization of modern work of art, which undertakes man as artistic experience, promoting their stylization; thus we observe how these influences are projected in the poet collages. Faced with some theoretical approaches about the history of art, fragmentation and body, we consider the interpretation of Ernest Gombrich (1978), Eliane de Moraes (2010), Ortega Y Gasset (1999) and Viviane Matesco (2009). For the intertextual relations in the collages, we use the texts of Antoine Compagnon (2007), Affonso Romano de Sant'Anna (1983), Diana Barros, José Fiorin (1994) and Linda Hutcheon (1985) that support this argument. |
Keywords: | Estudos literários Arte e literatura Martins, Max, 1926-2009 - Crítica e interpretação História da arte Colagens Pará - Estado |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras e Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC |
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